Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos
Título

Expectations on team performance, collective efficacy and team effectiveness

Autor
Teixeira, Catarina Raquel
Resumo
pt
O objetivo deste estudo é contribuir para a investigação sobre a eficácia de equipas, investigando o impacto das expectativas dos membros sobre o desempenho da equipa a que pertencem, considerando-se o papel mediador da eficácia coletiva, para promover a performance da equipa e satisfação. Existindo já diversa pesquisa empírica sobre a importância da eficácia coletiva como um preditor de eficácia, este estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão do seu efeito no papel de mediador, no modelo de de eficácia da equipas, IMOI (Input-mediador-Input-Output), assumindo as expectativas de desempenho como um importante input no processo. Os dados para este estudo correlacional foram obtidos a partir de 175 equipas (799 pessoas) que participaram numa competição de estratégia e gestão, Global Management Challenge. Uma simulação da vida empresarial onde equipas são responsáveis pela gestão de uma empresa fictícia com o objetivo de alcançar o maior valor de ação na simulada bolsa de valores. Os resultados mostram que as expectativas dos membros da equipa sobre o desempenho estão relacionados com a eficácia coletiva, o desempenho da equipa e satisfação, e as regressões múltiplas levadas a cabo e analisadas apoiaram parcialmente o papel mediador da eficácia coletiva entre o input (expectativas) e os outputs (performance e satisfação),considerados no modelo de eficácia da equipa analisado nesta pesquisa.
en
The purpose of this study is to contribute to research on the effectiveness of team, investigating the impact of members’ expectations about the team performance they belong to, considering the mediating role of collective efficacy, to promote team performance and satisfaction. Existing already diverse empirical research on the importance of collective efficacy as a predictor of efficacy, this study aims to contribute to a better understanding of its effect in the role of mediator, in IMOI (Input-Mediator-Output-Input) model of team effectiveness, having performance expectations as an important input in the process. Data to this correlational study was obtained from 175 teams (799 individuals) who participated on a strategy and management competition, Global Management Challenge. A simulation of business life were teams are responsible for running a fictitious company with the aim to achieve the highest share price on the simulated stock exchange. Results show that team members’ expectations on performance are related with collective efficacy, team performance and satisfaction, and the applied multiple regression analyzes partially support collective efficacy mediating role between the input (expectations) and outputs (performance and satisfaction) considered in the effectiveness team model analyzed on this research.

Data

14-mar-2014

Palavras-chave

Expectations
Eficácia de equipas
Expectativas
Eficácia colectiva
Team effectiveness
Collective efficacy

Acesso

Acesso livre

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