Título
A transferência da aprendizagem: O papel preditor das características individuais e do design da formação
Autor
Borralho, Ana Patrícia Lopes
Resumo
pt
O propósito da presente investigação é contribuir para o conhecimento dos fatores que afetam a transferência da formação para o local de trabalho. Para tal, procurou-se estudar o efeito a curto prazo dos programas de formação na eficácia organizacional.
No modelo em análise foram consideradas as variáveis Expectativa de resultados, Crença de autoeficácia, Motivação para transferir e Perceção de utilidade de conteúdo e o seu papel preditor relativamente à Transferência realizada.
Neste sentido, participaram no estudo 130 colaboradores de 23 empresas de diferentes setores em Portugal. A recolha dos dados foi feita através da aplicação de três questionários aplicados antes, no final e quatro semanas após a formação, tendo por base algumas das dimensões desenvolvidas na literatura.
A análise do modelo permitiu concluir que existe uma relação positiva e significativa entre as variáveis Expectativa de resultados, Motivação para transferir, Perceção de utilidade de conteúdo e a Transferência realizada. Contudo, apesar do esperado, a variável Crença de autoeficácia não revelou estar significativamente relacionada com a transferência.
O principal contributo do estudo centra-se no facto de se tratar de uma abordagem de caráter longitudinal e ter em conta variáveis de características individuais e design da formação como preditoras para a transferência realizada. O estudo permitiu contribuir não só para a literatura empírica da transferência da formação em Portugal, como também para que as empresas tenham mais conhecimento sobre o tema e consigam desenvolver estratégias que influenciem as variáveis em questão e aumentem a eficácia da formação.
en
The purpose of this research is to contribute to the knowledge of the factors that affect the transfer of training to the workplace. Thereby, we sought to study the short-term effect of training programs on organizational effectiveness.
The model considered the variables Expectation of results, Belief of self-efficacy, Motivation to transfer and Perception of content utility and it’s predictive role in relation to the Transfer of training.
In this sense, 130 employees from 23 companies in different sectors in Portugal participated in this study. Data collection was done by applying three questionnaires before, at the end and four weeks after the training, based on the dimensions developed in the literature.
The analysis of the model allowed us to conclude that there is a positive and significant relationship between the variables Expectation of results, Motivation to transfer, Perception of content utility and the Transfer of training. However, despite expectations, the Self-efficacy Belief variable didn’t reveal to be significantly related to Transfer of training.
The main contribution of the study focuses essentially on the fact that it is a longitudinal approach and takes into account variables related to individual and design characteristics of the training as predictors of the transfer of learning. The research allowed to contribute not only to the empirical literature of the transfer of training in Portugal, but also for the companies to have more knowledge about the subject and to develop strategies that influence the variables in question and increase the effectiveness of the training.