Título
As potencialidades de captação de clientes através de parcerias com instituições financeiras: O caso dos agentes de viagens em Portugal
Autor
Santos, Nuno Manuel Patrício dos
Resumo
pt
O presente estudo propõem uma abordagem de marketing complementar às actualmente
usadas pelos agentes de viagens, mais eficaz para fazer face a um contexto de
desintermediação crescente, verificada no mercado das viagens de turismo. Este fenómeno,
provocado pelos notáveis avanços verificados nas tecnologias de informação e comunicação,
pelas profundas alterações verificadas nos hábitos de compra dos clientes de viagens de
turismo, e pelo novo posicionamento dos diversos fornecedores de serviços que compõem
esta oferta agregada, tende a colocar dificuldades aos agentes de viagens tradicionais, que se
baseiam exclusivamente em extensas redes físicas de balcões, oferta padronizada de destinos
massificados a preços competitivos, campanhas de promoção sistemática e merchandising
agressivo. Este novo contexto, provocou alterações significativas na actividade primária dos
agentes de viagens, realçando a sua componente de prestador de serviços e de especialista
conselheiro dos clientes, equidistante dos fornecedores das várias componentes das viagens.
Nesta nova lógica (emergente no mercado nacional) em que os clientes assumem um papel
cada vez mais activo – sobretudo os viajantes frequentes e experimentados – o paradigma
tradicional do marketing-mix poderá não ser capaz per si de permitir este reposicionamento,
essencial à sobrevivência futura de redes alargadas de agentes de viagens de turismo. Tendo
como pano de fundo, os principais desafios que, segundo Kotler, enfrentam as empresas de
serviços (diferenciação competitiva, qualidade de serviço e produtividade) procuraremos ao
longo deste trabalho avaliar, à luz da teoria do marketing relacional, o potencial de captação e
estabelecimento de relações rentáveis e duradouras com novos clientes de viagens.
Os resultados indicam que as parcerias de distribuição desenvolvidas entre os intermediários
de viagens e instituições financeiras de largo espectro são mais eficazes, do que as acções de
marketing massificado, na captação de viajantes frequentes, experimentados e independentes,
que quanto maiores forem os benefícios proporcionados aos clientes dos parceiros pelas
acções desenvolvidas, mais viajantes adquirem serviços aos agentes de viagens mas não
demonstrou que o negócio gerado por este tipo de acções gere maiores margens para os
agentes de viagem, facto que sugere que a rentabilização das relações com estes clientes passa
pelo desenvolvimento (em fases posteriores à captação) de abordagens centradas na retenção
e no aprofundamento das relações com este tipo de viajantes, baseadas numa forte interacção
entre clientes, fornecedores e outros stakeholders.
en
The present research study proposes a complementary and more effective marketing approach
to travel agencies, to face a growing disintermediation process going on in leisure travel
market.
This phenomenon, due to huge IT innovations and developments, changing consumer
behaviour and primary supplier’s new positioning, is creating new and increasing difficulties
to traditional travel agents, based on extensive network of branches, standard offers, massmarket
destinations at low prices, systematic promotion campaigns and aggressive
merchandising. This new context, deeply changed travel agents’ primary activity, reinforced
their role as service provider and customer’s consultant, equidistant from different kind and
types of suppliers. This new and emergent logic, in which customers – specially frequent and
independent travellers - assume a more active role in their trip’s reservations, marketing mix
paradigm may not be able to allow this focus changing, essential to future survival of
extensive networks of travel agencies’ branches. Having in mind, main challenges services
companies are facing, in Kotler’s point of view (quality, differentiation and productivity), we
will evaluate, within relational marketing concepts and theory, capacity of recruitment,
retention and enhancement with a new and emergent type of travellers.
Results show that distribution partnerships, developed between travel agents and financial
institutions are more effective than mass-market initiatives in independent and frequent
traveller’s recruitment, the more benefits those customers can get from travel agent’s partner,
due to this kind of partnerships, more services those will acquire to travel agents but didn’t
confirm the initial idea that those kind of actions would allow better margins for travel agents,
suggesting that customer’s enhancement to long term relationships could only be obtained
through strong and permanent interactions between suppliers, customers and other
stakeholders.