Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Balanced Scorecard aplicado a uma empresa de consultoria

Autor
Alves, Tânia Duarte
Resumo
pt
O Balanced Scorecard tem ganho uma acrescida popularidade, graças não só ao uso de indicadores não financeiros, como também com a sua crescente preocupação com a estratégia. Deparando-se com uma envolvente em constante mudança, com diferentes necessidades de informação, em consequência das alterações das condições do mercado, da crescente competitividade e das alterações na estrutura e da estratégia de negócio, é necessário que as empresas possuam propostas de valor, para conquistarem a sua continuidade no mercado. As empresas necessitam de uma gestão de indicadores que garantam o seu alinhamento com a estratégia definida, de forma a estarem em consonância com os novos desafios, surgindo assim a adopção do Balanced Scorecard. O presente trabalho procura contribuir para a concepção do modelo de Balanced Scorecard a uma empresa de Consultoria de Gestão e Sistemas de Informação. Neste sentido, este projecto descreve todo o processo de desenvolvimento do Balanced Scorecard na empresa Alfa. O ponto de partida é a revisão teórica do tema, iniciando com a descrição do controlo de gestão e os novos desafios que se impõem às organizações actualmente. Complementarmente faz-se uma abordagem sobre o Balanced Scorecard, identificando as suas características e analisando os motivos da sua consequente adopção. De seguida, a partir da missão, visão e valores da empresa Alfa são definidos objectivos, indicadores, metas e iniciativas, permitindo a implementação da estratégia, a sua comunicação e consequente monitorização dos resultados obtidos face aos objectivos estabelecidos anteriormente. Por fim, são sublinhadas as conclusões e limitações inerentes à elaboração do projecto.
en
The Balanced Scorecard has gained increased popularity, thanks not only to the use of non-financial indicators, as well as its growing concern with the strategy. Faced with a constantly changing environment, with different information needs, in consequence of changes in market conditions, increased competition and changes in structure and business strategy, it is necessary for companies to possess value propositions for conquer their continuity in the market. Companies need a management indicators to ensure its alignment with the strategy, so it as to be in line with the new challenges, giving rise to the adoption of the Balanced Scorecard. This work seeks to contribute to the conception of the Balanced Scorecard model to a company that provides Management Consulting and IT services. Thus, this project describes the process of developing a Balanced Scorecard in the company Alfa. The starting point is the theoretical review of the topic, beginning with a description of management control and the new challenges they pose to organizations today. In addition it is an approach to the Balanced Scorecard, identifying their characteristics and analyzing the reasons for its subsequent adoption. Then, from the mission, vision and values of the company Alfa targets are set, indicators, goals and initiatives, allowing the implementation of the strategy, its communication and subsequent monitoring of results against objectives laid out above. Finally, the conclusions are outlined and the limitations to the elaboration of the project.

Data

26-jul-2011

Palavras-chave

Mapa estratégico
Strategy map
Medidas não-financeiras
Avaliação do desempenho -- Performance evaluation
Balanced Scorecard --
Non-financial measures

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo