Título
Balanced Scorecard aplicado a uma empresa de consultoria
Autor
Alves, Tânia Duarte
Resumo
pt
O Balanced Scorecard tem ganho uma acrescida popularidade, graças não só ao uso
de indicadores não financeiros, como também com a sua crescente preocupação com a
estratégia. Deparando-se com uma envolvente em constante mudança, com diferentes
necessidades de informação, em consequência das alterações das condições do
mercado, da crescente competitividade e das alterações na estrutura e da estratégia de
negócio, é necessário que as empresas possuam propostas de valor, para conquistarem
a sua continuidade no mercado. As empresas necessitam de uma gestão de indicadores
que garantam o seu alinhamento com a estratégia definida, de forma a estarem em
consonância com os novos desafios, surgindo assim a adopção do Balanced
Scorecard.
O presente trabalho procura contribuir para a concepção do modelo de Balanced
Scorecard a uma empresa de Consultoria de Gestão e Sistemas de Informação. Neste
sentido, este projecto descreve todo o processo de desenvolvimento do Balanced
Scorecard na empresa Alfa. O ponto de partida é a revisão teórica do tema, iniciando
com a descrição do controlo de gestão e os novos desafios que se impõem às
organizações actualmente. Complementarmente faz-se uma abordagem sobre o
Balanced Scorecard, identificando as suas características e analisando os motivos da
sua consequente adopção.
De seguida, a partir da missão, visão e valores da empresa Alfa são definidos
objectivos, indicadores, metas e iniciativas, permitindo a implementação da estratégia,
a sua comunicação e consequente monitorização dos resultados obtidos face aos
objectivos estabelecidos anteriormente. Por fim, são sublinhadas as conclusões e
limitações inerentes à elaboração do projecto.
en
The Balanced Scorecard has gained increased popularity, thanks not only to the use of
non-financial indicators, as well as its growing concern with the strategy. Faced with a
constantly changing environment, with different information needs, in consequence of
changes in market conditions, increased competition and changes in structure and
business strategy, it is necessary for companies to possess value propositions for
conquer their continuity in the market. Companies need a management indicators to
ensure its alignment with the strategy, so it as to be in line with the new challenges,
giving rise to the adoption of the Balanced Scorecard.
This work seeks to contribute to the conception of the Balanced Scorecard model to a
company that provides Management Consulting and IT services. Thus, this project
describes the process of developing a Balanced Scorecard in the company Alfa. The
starting point is the theoretical review of the topic, beginning with a description of
management control and the new challenges they pose to organizations today. In
addition it is an approach to the Balanced Scorecard, identifying their characteristics
and analyzing the reasons for its subsequent adoption.
Then, from the mission, vision and values of the company Alfa targets are set,
indicators, goals and initiatives, allowing the implementation of the strategy, its
communication and subsequent monitoring of results against objectives laid out
above. Finally, the conclusions are outlined and the limitations to the elaboration of
the project.