Título
O Facebook como ferramenta de comunicação das instituições
Autor
Silva, Pedro Miguel Iria da
Resumo
pt
No início da década de 90 surgiu aquilo que muitos autores consideram ser uma das
maiores revoluções do Homem: a Internet. O seu desenvolvimento fez surgir a Web 2.0 e as
redes sociais que se impuseram como um novo paradigma comportamental e comunicacional. A
Sociedade adaptou-se à nova realidade e os cidadãos alteraram a sua maneira de comunicare de
agir, tornando a Internet e as novas tecnologias num espaço coabitacional do seu dia-a-dia.
Neste novo paradigma, o Mercado teve também que se adaptar e mudar a sua forma de agir e
comunicar.
Neste trabalho de projecto, pretendo mostrar a importância da adaptação
comunicacional das instituições a esta realidade, usando a rede social Facebook como exemplo
de ferramenta de comunicação, contextualizando-a numa componente teórica através de
investigação e baseada em alguns autores. Nacomponente prática, apresento case-studies sobre
quatro instituições diferentes, analisando os dados disponibilizados através de entrevistas feitas
aos responsáveis das páginas do Facebook, corroborando assim o tema e mostrando a
importância do Facebook como ferramenta de comunicação.
en
In the early 90's emerged what many authors consider to be one of the major revolutions
for Man: the Internet. Its development brought about Web 2.0 and social networks that imposed
a new communication and behavioral paradigm. Society had to adapt to this new reality and
citizens changed their way of communicating and acting, cohabitating with the Internet and new
technologies on a daily basis. In this new paradigm, the market also had to adapt and change
their way of acting and communicate.
In this work project, I intend to show the importance of institutions to adapt their
communication processes to this reality using the social network Facebook as an example of a
communication tool, contextualizing this in a theoretical component through research and based
on some authors. In the practical component, case studies about four different institutions are
presented, analyzing the data provided by interviews with the managers of Facebook pages, thus
corroborating the theme and showing the importance of Facebook as a communication tool.