Título
Contributo para a compreensão do modelo de negócio das Big Four e os seus factores críticos de sucesso: estudo do caso Ernst & Young em Portugal
Autor
Jacinto, Nuno Filipe Raposo
Resumo
pt
Âmbito: o modelo de negócio da indústria de auditoria e consultoria, circunscrito às designadas Big Four e focalizado no caso da Ernst & Young em Portugal.
Objectivos: o objectivo principal deste trabalho é verificar a aplicabilidade do modelo de negócio proposto por Gary Hamel às Big Four, nomeadamente ao caso da Ernst & Young em Portugal, analisada numa perspectiva interna, i.e., na óptica dos colaboradores, e não na perspectiva dos clientes/mercado. O objectivo secundário do trabalho, inerente àquele, é identificar os principais factores críticos de sucesso da Ernst & Young em Portugal.
Conclusão: concluímos pela aplicabilidade do modelo de negócio proposto por Gary Hamel à Ernst & Young em Portugal, em diversas componentes constituintes do mesmo, e concluímos que os principais factores críticos de sucesso da Ernst & Young em Portugal são a globalidade, o know-how, a competência e o prestígio.
en
Scope: the business model of the audit and consultant industry, restricted to the designated Big Four and focused in the case of Ernst & Young in Portugal.
Objectives: the main objective of this study is to verify the applicability of the business model proposed by Gary Hamel to the Big Four, including the case of Ernst & Young in Portugal, considered an internal perspective, i.e. from the perspective of employees, not from the perspective of customers / market. The secondary objective of the work inherent to that, is to identify the main critical success factors of Ernst & Young in Portugal.
Conclusion: we have concluded by the applicability of the business model proposed by Gary Hamel in Ernst & Young in Portugal, to several parts of the components of the mentioned model, as well as we have concluded that the main critical success factors of Ernst & Young in Portugal are globality, know-how, competency and prestige.