Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

O Balanced Scorecard como instrumento de gestão estratégica adaptado a um serviço de saúde

Autor
Gaspar, Francisco Mota
Resumo
pt
Perante os novos cenários de complexidade dos sistemas empresariais, num mundo em permanente mudança, os gestores e investigadores reconhecem a importância crescente dos principais factores potenciadores da competitividade e a necessidade de desenvolver novos modelos de gestão. Neste contexto, o Balanced Scorecard surge como uma das metodologias mais importantes da avaliação de desempenho e implementação de estratégias, tendo evoluído de um simples sistema de medição da performance até um Sistema de Gestão Estratégica, posicionando-se recentemente como um sistema de gestão da mudança. Este modelo vem assim proporcionar aos gestores de topo uma focalização no essencial da gestão e um processo de tomada de decisão baseado em informação de natureza estratégica. O presente trabalho descreve e analisa um Serviço de Saúde que opera, predominantemente, na área dos Cuidados de Saúde Primários, no âmbito da saúde comunitária. Neste estudo, a questão pertinente que se coloca é determinar se as ferramentas de medição e avaliação da performance organizacional são suficientes e adequadas aos fins a que se destinam, fornecendo informação considerada crucial para a gestão e tomada de decisão. Com base na metodologia de trabalho adoptada, foi possível analisar os instrumentos de gestão existentes, a sua integração e alinhamento, e a necessidade de definição de um Balanced Scorecard para o serviço. Considerando a flexibilidade do modelo, elaborou-se um Balanced Scorecard adaptado ao Serviço de Saúde, como tema central deste trabalho, acompanhado de um Mapa Estratégico, de um Mapa de Objectivos Estratégicos e de um Mapa de Indicadores Chave de Desempenho, como ferramentas complementares ao modelo, seguindo-se as etapas para a sua implementação. De natureza marcadamente aplicada e assente num processo de investigação científica, o Balanced Scorecard do Serviço de Saúde é um instrumento de gestão estratégica com capacidade de potenciar a eficiência e a eficácia do serviço, que introduz uma nova cultura na gestão, fundamental para dar resposta às novas necessidades multidimensionais de gestão.
en
Taking into account the complexity of organizational business systems, in a changing world, managers and researchers have realized the growing importance of certain factors that influence competitiveness and the need to develop new management models. In this context, the Balanced Scorecard appears to be one of the most important methods of evaluating strategies and their performance. It developed from a performance evaluating procedure to a System of Strategic Management and is nowadays recognized as a way of managing change. This model enables top managers to focus on the essentials of management and is simultaneously an aid concerning decision taking, based on strategic information. This work describes and analyses a Health Care Service, which works primarily in Primary Health Care in a given community. Its aim is to find out if the tools used to assess the performance of the organization are adequate to achieve the goal, thus providing at the same time crucial information to the decision-making process. Based upon the selected methodology, it was possible to analyze the existing management tools, their integration and sequence, as well as the need to define a Balanced Scorecard for the organization. Considering the flexibility of the model, the main subject of this work was to adapt a Balanced Scorecard to the health care service, together with a Strategic Map, a Map of Strategic Goals and a Map of Key Indicators to Performance, as further elements to complete the model. Furthermore, steps to carry out this model were considered. Based on scientific procedures the Balanced Scorecard is able to increase the effectiveness and the efficiency of the organization, by introducing a new way of approaching management, which is essential to the challenges posed by the needs arising from a multidimensional management approach.

Data

28-mar-2012

Palavras-chave

Balanced scorecard
Organizational performance
Mapa estratégico
Performance organizacional
Sistema de gestão estratégica
Strategic map
Strategic management system

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo