Título
Conceção de um balanced scorecard, numa startup portuguesa do setor do e-commerce
Autor
Vieira, Marisa Isabel Reis
Resumo
pt
Portugal é constituído na sua maioria por empresas de pequena e média dimensão. Estas
empresas são muitas vezes caracterizadas pela escassez de recursos e elevada dependência
dos seus empreendedores e stakeholders.
Estas empresas têm necessidade de uma forte orientação estratégica e uma adequada
avaliação do desempenho, para que consigam sobreviver a um mercado cada vez mais
competitivo e difícil. Normalmente, os próprios empreendedores sentem falta de ferramentas
de apoio na tomada de decisão, que permitam o controlo estratégico da empresa.
Neste contexto, este projeto tem como principal objetivo desenvolver um Balanced Scorecard
numa empresa da área do E-Commerce, que iniciou recentemente a sua atividade, podendo ser
enquadrada na definição de start-up.
A empresa em estudo apresenta sistemas de medição de desempenho que não estão
interligados entre si e com a estratégia, pelo que não obtém grandes benefícios dos sistemas
implementados.
Assim, e tendo em consideração a vontade que os gestores da empresa demonstraram em
terem uma ferramenta de gestão que lhes permitisse avaliar o seu desempenho e tomar
decisões mais corretas e sustentadas, surgiu a proposta para a elaboração de um Balanced
Scorecard ajustado às necessidades da empresa.
Foi então desenvolvido um modelo de Balanced Scorecard, incluindo o Mapa Estratégico e a
definição de metas e indicadores, ajustados às necessidades da empresa, acompanhado de
sugestões com vista à sua implementação.
en
Portugal is made up mostly of small and medium enterprises, which are often characterized
by lack of resources and high dependence of its entrepreneurs and stakeholders.
For these companies survive in a market increasingly competitive and difficult, it needs a
strong strategic orientation and an appropriate evaluation of their performance. Typically, the
entrepreneurs feel lack of support tools in decision that enable strategic control of the
company.
In this way, the major goal of this project is to develop a Balanced Scorecard in an Ecommerce
company sector, framed in start-up concept.
The company has performance measurement systems that are not interconnected with each
other and with the strategy, don't getting great benefits of it.
The company's managers have shown interest in a management tool that would allow them to
assess company’s performance and to make correct and informed decisions, leading to
development of a Balanced Scorecard adjusted to business needs.
Therefore, it was developed a Balanced Scorecard model, including the Strategy Map and the
definition of targets and indicators, followed by suggestions for its implementation.