Título
Actividades pessoais desenvolvidas no trabalho: um estudo de caso com base numa abordagem etnográfica
Autor
Esteves, Joana Diniz
Resumo
pt
A vida dos indivíduos é preenchida por um sem número de papéis. Da necessidade de articulação destes diferentes papéis, surgem actividades pessoais desenvolvidas no trabalho. Este estudo de caso foca-se então nas actividades pessoais desenvolvidas no trabalho, tais como, conversar, telefonar, comer, fumar, entre outras. Os dados foram obtidos através de observação directa não participante a 35 indivíduos de uma empresa Portuguesa, bem como por questionário – método etnográfico. O estudo comprova que num dia normal de 8 horas de trabalho os indivíduos despendem cerca de 58 minutos em actividades pessoais e analisa quais os motivos subjacentes a estas actividades. Conversar, utilizar a internet, fumar e ir ao café são quatro actividades onde os indivíduos despendem mais tempo. Através de questões de investigação e de hipóteses suportadas na literatura, constatou-se que existem: divergências entre o tempo percepcionado pelos colaboradores e o tempo real nas actividades de fumar, café, telemóvel, casa de banho; diferente opinião das chefias e dos colaboradores no que respeita à produtividade após realização de actividades pessoais; não existe relação entre os resultados organizacionais e as actividades pessoais; diferença de género no que respeita a actividade conversa; uma tendência temporal destas actividades, em que quarta-feira é o dia mais propenso ao desenvolvimento destas actividades. Posteriormente foram discutidos os resultados com a literatura existente e sugerem-se ainda linhas de intervenção para futuros estudos.
en
One’s life is full of an endless number of roles to be played. From the need to articulate these different roles, personal activities developed at work emerge. Thus, this case-study is focused on the personal activities developed at work, such as chatting, calling, eating, and smoking, among others. Data was obtained through direct observation, non participant, to 35 individuals from a Portuguese corporation, as well as a questionnaire – ethnographic method. The study proves that in a regular day of 8 working hours, individuals spend about 58 minutes in personal activities and analyses the motives underlying these tasks. Chatting, surfing the web, smoking and going to the cafeteria are four activities where individuals spend the most time. Through research questions and hypothesis supported on literature, it is possible to conclude that there are: divergences between employee’s perception of time and actual time spent in smoking, coffee, phone and restroom activities; different opinion from higher hierarchical positions and staff concerning productivity after conducting personal activities; absence of relationship between organizational results and personal activities; difference in gender in what concerns the chatting activity; a temporal trend of these activities, being Wednesday most prone to be the day to develop these activities. Later, the results were discussed taking into consideration the existing literature and guidelines for further studies are suggested.