Título
Criação de climas de aprendizagem organizacional: os papéis da comunicação, confiança na administração e cumprimento do contrato psicológico
Autor
Alves, Cláudia Patrícia da Cruz
Resumo
pt
O clima de aprendizagem organizacional é essencial numa economia de conhecimento.
O papel que a confiança organizacional, as práticas de comunicação organizacional e o
cumprimento do contrato psicológico desempenham na criação de um contexto baseado na
aprendizagem organizacional é o objectivo deste estudo. Prevemos que exista uma mediação
da confiança na alta administração e do contrato psicológico na relação entre a comunicação e
o clima de aprendizagem.
A amostra é composta por 342 colaboradores de uma empresa do sector dos transportes
e os testes foram realizados através de um modelo de equações estruturais.
Os resultados evidenciam uma mediação total entre as práticas de comunicação
organizacional, a confiança na alta administração e o clima de aprendizagem organizacional,
mas não em relação à variável contrato psicológico.
Os resultados são conclusivos à luz da relevância teórica evidenciada no âmbito deste
tema, e adicionalmente introduzem uma variável nesta relação que remete para o papel que a
confiança na alta administração desempenha em contextos organizacionais de aprendizagem.
en
The learning organizational climate is essential in a knowledge economy. The present
paper intends to study the role of the organizational trust, psychological contract and
organizational communication on the development of a learning organizational climate. We
hypothesize that there is a mediating effect of the trust on the board and of the psychological
contract on the organizational communication and the learning organizational climate.
The sample is composed by 342 employees of a Portuguese transport company and the
model was tested by means of structural equations.
Findings indicate a total mediating effect of the trust on the board between the
organizational communication and the learning organizational climate, but no significant
effects were found for the psychological contract.
Results are conclusive and supportive of the theoretical relevance of the study, and
additionally, a relevant variable is introduced in this relation thus showing the importance that
trust on the board has on the creation of learning organizational climates.