Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Edição online Sol

Autor
Tavares, Efraim José Tavares
Resumo
pt
Este trabalho é um projecto para apresentação de uma nova edição online para o semanário SOL. As edições online de jornais têm cada vez mais importância nos dias de hoje. Todos os jornais em papel têm a sua versão electrónica e com a circulação das edições em papel em decréscimo estas ganham cada vez mais força, enquanto um produto estratégico a ter em conta. A Internet é um meio de comunicação que possibilita a convergência dos media, permite a integração do texto, som e imagem num único suporte. Os jornais online estão atentos a esta característica e têm nos últimos anos desenvolvido as suas edições que há muito deixaram de ser transposições das edições em papel. Esta realidade tem levado a inúmeras alterações no jornalismo, hoje em dia já se fala em ciberjornalismo, ciberjornalistas e leitores online. O ciberjornalismo tem um conjunto de características específicas para este meio, em que o texto continua a ser o suporte principal. Os ciberjornalistas são profissionais actualizados que dominam um conjunto de técnicas que passam não só pela forma como escrevem as notícias mas também pela exploração de ferramentas e recursos que podem complementar e enriquecer as suas notícias. Escrever uma notícia numa edição online não é o mesmo que escrever para uma edição em papel. A Internet é ainda usada como uma nova forma de comunicação e de interacção com os utilizadores e como uma ferramenta de apoio às actividades de marketing. Vários autores falam num conceito denominado Blended Marketing, a integração do marketing “físico” com o marketing “online”. 3 Neste contexto, o objectivo deste trabalho é discutir esta nova realidade, e apresentar um projecto para uma edição online do SOL que seja inovador e se diferencie do mercado dos seus concorrentes.
en
This work is a project to present a new online edition for the weekly newspaper SOL. Newspapers online editions have become increasingly important nowadays. All newspapers have their paper and electronic version and the decreasing circulation of paper editions increases the strength of online editions, considered a strategic product to take into account. The Internet is a communication medium that enables the convergence of media, allows the integration of text, sound and image in a single format. The online newspapers are aware of this characteristic and in recent years have developed their editions, which have long ceased to be a simple version of the paper editions. This reality has led to many changes in journalism and today we already talk of cyberjournalism, cyberjournalists and online readers. Cyberjournalism has a set of specific characteristics to this medium, in which the text remains the main supporter. Cyberjournalists are updated professionals who master a set of techniques that include not only how you write the news but also the exploitation of tools and resources that can complement and enrich their stories. To write a story for an online edition is not the same as writing for a paper edition. Internet is still used as a new form of communication and interaction with users and as a tool to support marketing activities. Several authors speak of a concept called blended marketing, the integration of "physical" marketing with "online" marketing. In this context, the aim of this paper is to discuss this new reality, and present a project for an online edition of SOL, which is innovative and distinct from the market of its competitors.

Data

24-set-2012

Palavras-chave

Marketing
Internet
Mestrado
Edição online
Ciberjornalismo
Online edition
Cyberjournalism
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo