Título
Edição online Sol
Autor
Tavares, Efraim José Tavares
Resumo
pt
Este trabalho é um projecto para apresentação de uma nova edição online para o
semanário SOL.
As edições online de jornais têm cada vez mais importância nos dias de hoje. Todos os
jornais em papel têm a sua versão electrónica e com a circulação das edições em papel
em decréscimo estas ganham cada vez mais força, enquanto um produto estratégico a ter
em conta.
A Internet é um meio de comunicação que possibilita a convergência dos media,
permite a integração do texto, som e imagem num único suporte. Os jornais online estão
atentos a esta característica e têm nos últimos anos desenvolvido as suas edições que há
muito deixaram de ser transposições das edições em papel.
Esta realidade tem levado a inúmeras alterações no jornalismo, hoje em dia já se fala em
ciberjornalismo, ciberjornalistas e leitores online. O ciberjornalismo tem um conjunto
de características específicas para este meio, em que o texto continua a ser o suporte
principal. Os ciberjornalistas são profissionais actualizados que dominam um conjunto
de técnicas que passam não só pela forma como escrevem as notícias mas também pela
exploração de ferramentas e recursos que podem complementar e enriquecer as suas
notícias. Escrever uma notícia numa edição online não é o mesmo que escrever para
uma edição em papel.
A Internet é ainda usada como uma nova forma de comunicação e de interacção com os
utilizadores e como uma ferramenta de apoio às actividades de marketing. Vários
autores falam num conceito denominado Blended Marketing, a integração do marketing
“físico” com o marketing “online”.
3
Neste contexto, o objectivo deste trabalho é discutir esta nova realidade, e apresentar
um projecto para uma edição online do SOL que seja inovador e se diferencie do
mercado dos seus concorrentes.
en
This work is a project to present a new online edition for the weekly newspaper SOL.
Newspapers online editions have become increasingly important nowadays. All newspapers
have their paper and electronic version and the decreasing circulation of paper editions increases
the strength of online editions, considered a strategic product to take into account.
The Internet is a communication medium that enables the convergence of media, allows the
integration of text, sound and image in a single format. The online newspapers are aware of this
characteristic and in recent years have developed their editions, which have long ceased to be a
simple version of the paper editions.
This reality has led to many changes in journalism and today we already talk of
cyberjournalism, cyberjournalists and online readers. Cyberjournalism has a set of specific
characteristics to this medium, in which the text remains the main supporter. Cyberjournalists
are updated professionals who master a set of techniques that include not only how you write
the news but also the exploitation of tools and resources that can complement and enrich their
stories. To write a story for an online edition is not the same as writing for a paper edition.
Internet is still used as a new form of communication and interaction with users and as a tool to
support marketing activities. Several authors speak of a concept called blended marketing, the
integration of "physical" marketing with "online" marketing.
In this context, the aim of this paper is to discuss this new reality, and present a project for an
online edition of SOL, which is innovative and distinct from the market of its competitors.