Título
A formação profissional no contexto empresarial: Proposta de um sistema de e-learning
Autor
Machado, Sara Isabel da Mata Almeida
Resumo
pt
O presente trabalho debruça-se sobre o tema da formação profissional, procurando abordar a
utilização da modalidade específica de e-learning como base para a possibilidade de adequar a
frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando,
em alternativa ao método tradicional de ensino de regime presencial.
Nesse sentido, propõe-se, como exemplo dessa nova abordagem formativa pela via do e-learning,
um projecto de estruturação de um curso, na área da Gestão da Qualidade, que costuma funcionar em
regime presencial, para a sua assimilação para o regime de e-learning. As fases de desenvolvimento do
curso em formato de e-learning tidas em consideração foram as identificadas pelo modelo de Lagarto
(2003). Paralelamente a esta proposta, foram referidos os aspectos considerados pertinentes acerca da
formação presencial em contraposição com a formação à distância, em formato e-learning, apontando
as principais características bem como vantagens e desvantagens. A proposta feita procura ainda ter
em conta os diferentes estilos de aprendizagem dos formandos assente no modelo de Kolb (1984),
permitindo uma adequação das actividades do curso ao estilo predominante de cada formando, numa
tentativa de maximizar o sucesso da aprendizagem online.
Por fim, são apresentadas as conclusões sobre o nível de adequação da proposta feita, em termos
da sua transposição do regime presencial para o regime de e-learning, abordando quais as vantagens
específicas que esta última modalidade traz para a área da formação profissional.
en
This project refers to the theme of professional training, specifying the use of the method elearning
training in order to adapt one online course to the learning style of each trainee, as an
alternative to the traditional method of class room teaching.
It is proposed, as an example of this new training approach through e-learning, a project of
structuring a course of Quality, which usually is organized according to the traditional method of class
room teaching, into an e-learning course. The phases used for the course development in e-learning
were the ones identified by the model of Lagarto (2003). There were also references to the aspects
considered relevant about the class room training as opposed to distance learning, in an e-learning
format, explaining the main characteristics, advantages and disadvantages. The proposal also attempts
to take into account the different learning styles of students based on the model of Kolb (1984),
organizing the ongoing activities of the course according to the predominant style of each student,
with the goal of maximizing the success of online learning.
The conclusions reflect about the adequacy of the proposal made in terms of adapting a traditional
course into e-learning method, referring the specific advantages that this method brings to the area of
professional training.