Teses e dissertações

Mestrado
Administração Pública
Título

Contributo da web 2.0 para a inovação nos processos de trabalho nas organizações públicas: Ambiente de trabalho 2.0

Autor
Fernandes, Selma Vedor
Resumo
pt
As implicações resultantes do processo de reforma que a Administração Pública tem conhecido nos últimos 30 anos, nomeadamente ao nível das estruturas organizacionais, das práticas de gestão, do emprego público e dos perfis e valores profissionais, contribuíram para alterar a forma como se trabalha em algumas áreas do sector público, impulsionando lógicas de trabalho assentes na cooperação e na constituição de redes e equipas, marcadas por uma dinâmica mais horizontal, multidisciplinar e colaborativa, fomentando a autonomia e capacidade de decisão dos colaboradores, assim como a partilha e gestão do conhecimento. Dado o potencial que a Web 2.0 apresenta para apoiar estas lógicas de trabalho, assim como o novo conjunto de valores que se encontram associados às implicações que estas tecnologias têm tido nos mais variados domínios, convencionou-se apelidar estas lógicas recorrendo à expressão “ambiente de trabalho 2.0”. Tendo por referência um departamento de um instituto público, o projecto de modernização administrativa aqui apresentado assenta no desenvolvimento de um modelo de plataforma tecnológica que, recorrendo ao potencial das tecnologias Web 2.0, suporte este ambiente de trabalho, procurando também demonstrar a importância que, no actual contexto de mudança vivido pelo Estado e pela Administração Pública, assume a inovação na forma como se trabalha nas organizações públicas. Assim, embora a promoção de novas formas de trabalhar deva considerar uma intervenção ao nível do trinómio qualidade, eficácia e eficiência, este trabalho estará sobretudo orientado para a promoção de lógicas de trabalho favoráveis à cooperação em rede e ao trabalho em equipa, marcadas por uma dinâmica mais horizontal, multidisciplinar e colaborativa e onde a aprendizagem colaborativa e a gestão do conhecimento assumem um lugar de destaque.
en
Over the last three decades, some public administration reforms, particularly in areas such as organizational structures, management practices, public employment and professional profiles and values, have led to significant changes in the way people work in some areas of the public sector. These changes have been enhancing ways of work based on cooperation and the building of networks and teams, marked by a more horizontal, multidisciplinary and collaborative dynamic, where autonomy and decision-making capacities of employees are encouraged, as well as knowledge sharing and knowledge management. Given the potential of Web 2.0 technologies to support these changes, as well as the new set of values linked to the implications of these technologies in several domains, it was agreed to call these emergent workplaces using the term "workplace 2.0". The modernization project presented in this work is based on the development of a technological platform for a specific Government department, whose main purpose is to support the development of such a workplace. Furthermore it demonstrates the importance played by workplace innovations in the current context of change experienced by the State and Public Administration. And although these innovations should not fail to consider values such as quality, effectiveness and efficiency, this project focuses the promotion of workplace innovations which, as referred, enhance network cooperation and teamwork, allow for a more horizontal, multidisciplinary and collaborative dynamic, and where collaborative learning and knowledge management play an important role.

Data

19-out-2012

Palavras-chave

Web 2.0
Knowledge management
Gestão do conhecimento
E-learning
Collaboration
Colaboração
Modernização administrativa
Administrative modernization
Open source software
Mestrado
Workplace
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology
Trabalho de projeto -- Project work
Ambiente de trabalho -- Work environment

Acesso

Acesso livre

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