Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

O impacto do clima de serviço, coordenação relacional, fiabilidade organizacional e aprendizagem organizacional na percepção do desempenho organizacional numa clínica de hemodiálise

Autor
Carvalho, Telmo Farinha Ramos Fernandes de
Resumo
pt
A avaliação da performance é essencial numa organização para orientação da estratégia e definição de recursos para o cumprimento da missão, proporcionando uma avaliação de diagnóstico e operacional. As equipas devem ser orientadas para sistemas de trabalho flexíveis, com capacidade de absorver mudanças na perspectiva da melhoria contínua, através do estabelecimento de objectivos e medidas para avaliação da eficiência dos planos estabelecidos. As alterações provocadas pelas restrições económicas e o aumento da qualidade dos cuidados motivaram uma reavaliação das medidas para avaliação da performance. Com base numa amostra de 74 colaboradores de uma instituição de índole privada que presta tratamentos de hemodiálise, o presente estudo que procurou analisar o impacto do clima de serviço, fiabilidade organizacional, coordenação relacional e aprendizagem organizacional na percepção do desempenho da organização. O modelo de análise explica 21% da variância da percepção do desempenho da organização. Destaca-se como preditor significativo a aprendizagem organizacional(β = 0,30; ρ <0,05). Numa análise adicional, foi verificado o impacto da percepção do desempenho dos profissionais de enfermagem na percepção do desempenho da organização, concluindo-se que a percepção do desempenho dos profissionais de enfermagem não influencia positivamente a percepção do desempenho da organização. Pese embora esta clínica seja muito representativa devido à sua dimensão e importância estratégica, não é possível extrapolar conclusões para todas as instituições pertencentes ao grupo. Propomos um trabalho de investigação englobando mais instituições, com a definição de indicadores de desempenho adequados para avaliação da percepção dos profissionais do desempenho das organizações.
en
Performance evaluation is essential in an organization to guide the strategy, define resources to fulfill the mission providing a diagnostic and operational evaluation. The teams should be orientated on a flexible working system, absorbing the changes with the purpose of continuous improvement, setting goals and comprehensible measures for evaluating the efficiency of established plans. The changes brought about by economic constraints and the increase in quality care, prompted a reassessment of measures to assess performance. Based on a sample of 74 employees from a private institution that provides hemodialysis, this study sought to analyze the impact of the service climate, relational coordination, reliability and learning organization in the perception of organizational performance. The analytical model explains 21% of the variance of perceived organizational performance. Stands out as a significant predictor the learning organization (β = 0,30; ρ <0,05). An additional analysis evaluated the impact of perceived performance of nursing professionals in the organization's performance setting, concluding that the perception of performance of nursing staff did not positively influence that of the organization's performance. Although this clinic is very representative because of its size and strategic importance, it is not possible to extrapolate findings to all institutions within the group. We propose a research project with more institutions, defining the appropriate performance indicators to evaluate the perceptions of the performance organization.

Data

31-out-2012

Palavras-chave

Performance
Coordenação relacional
Relational coordination
Clima de serviço
Service climate
Desempenho
Fiabilidade
Reliability
Aprendizagem organizacional -- Organizational learning

Acesso

Acesso livre

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