Título
Impacto de um novo modelo no abastecimento de caixas e motores numa montagem de automoveis
Autor
Loio, Tatiana Filipa de Almeida
Resumo
pt
O alargamento da gama de produtos, na linha de montagem da VW Autoeuropa
aumentou a complexidade do sistema produtivo e a correspondente necessidade de
reformulação do abastecimento à linha. A introdução do novo modelo do Multi Purpose
Veihcle (MPV), em substituição do anterior e a concentração da montagem de todos os
veículos, numa única linha de montagem, determinaram alterações, quer a nível do sistema
produtivo, quer das operações logísticas. O trabalho reportado abordou este business problem,
focando-se no abastecimento de motores e caixas de velocidade. O objectivo estabelecido foi
a determinação de uma solução de armazenagem intermédia e abastecimento à linha que
respondesse não só à entrada de um novo modelo, mas também à possibilidade de futuros
aumentos de variedade. Assim, de modo a desenvolver uma solução viável, foram tidas em
conta as necessidades em termos de espaço físico, equipamentos, sistemas de informação e
operadores. A base teórica de referência utilizada considerou conceitos e teorias relativos ao
layout, armazéns, sequenciação, lean manufacturing e Estudo dos Métodos e Tempos.
Escolhida a solução julgada mais adequada, esta foi testada tendo em conta dois cenários de
volume de produção que a VW Autoeuropa espera atingir nas semanas 20 e 22. O novo
armazém intermédio de motores e caixas de velocidade, respondeu bem não apenas à entrada
do novo modelo, como também conseguiu facultar flexibilidade e adaptabilidade, para futuros
aumentos de variedade.
en
The broadening of the range of products at the VW Autoeuropa assembly line has increased
the complexity of the production system and the related requirement to restructure its
supplying services. The introduction of the new Multi Purpose Vehicle model (MPV),
replacing the previous one and the concentration of the assembly of all vehicles in a single
assembly line determined changes both at the productive system and at the logistic operations
levels. The reported work addressed this business problem by focusing on the supply of
engines and gearboxes. The set objective concerned the determination of a solution for
intermediate storage and supply to the assembly line that would respond not only to the introduction of a new model but also to the possibility of future increases in model diversity.
As such, in order to develop a feasible solution, the requirements for physical space,
equipment, information systems and operators were taken into consideration. Concepts and
theories related to layout, warehousing, sequencing, lean manufacturing and Methods-Time
Measurement were considered as the underlying theoretical basis. Having determined the
solution thought to be the most adequate, this was tested by considering two scenarios of
production volumes which VW Autoeuropa hopes to attain in weeks 20 and 22. The new
intermediate warehouse for engines and gearboxes performed well not only as regards the
introduction of the new model but it also managed to provide flexibility and adaptability for
future increases in model diversity.