Título
Identificação e desenvolvimento de competências dos responsáveis comerciais de zona de uma empresa de retalho têxtil
Autor
Amaral, Pedro Miguel Guerreiro
Resumo
pt
O capital humano é considerado actualmente como a principal vantagem competitiva das
empresas. A gestão por competências, como modelo de gestão, vai de encontro a esta
proposição, enfatizando a centralidade do factor humano enquanto elemento crítico sobre o qual
deverão ser despoletadas medidas que garantam a competitividade.
É neste contexto que se enquadra a presente tese, cuja implementação tem como principal
objectivo a identificação e desenvolvimento de competências chaves dos Responsáveis
Comerciais de Zona de uma empresa multinacional de retalho têxtil a operar no nosso país. A
realização do estudo de competências desenvolvido neste projecto assenta numa abordagem
interpretativa em que se considera que a forma particular como cada titular da função em estudo
concebe o seu trabalho delimita certos atributos como essenciais e organiza-os numa estrutura
distinta de competência no trabalho. De modo a aquilatar as concepções de trabalho dos
Responsáveis Comerciais de Zona foram-lhes realizadas entrevistas. A análise das entrevistas
realizadas permite identificar duas concepções de trabalho distintas, a dos Responsáveis
Comerciais Supervisores dos Procedimentos, que concebem a sua actividade como uma
avaliação das tarefas realizadas nas lojas, e a dos Responsáveis Comerciais Facilitadores do
Desenvolvimento de Pessoas, cujo significado da função expressa-se, não somente na supervisão
e controlo dos procedimentos definidos para a loja, mas também com o desenvolvimento de
pessoas. Foi então delineado um perfil que é constituído pelas competências partilhadas pelas
duas concepções e pelas competências críticas de sucesso de cada uma das concepções. As
medidas de desenvolvimento elaboradas de acordo com a concepção que os Responsáveis
Comerciais possuem constitui a recomendação chave deste trabalho. A implementação do
presente projecto visa, desta forma, a identificação das competências chaves dos Responsáveis
Comerciais de Zona e posterior desenvolvimento de modo a que estes contribuam para o sucesso
dos objectivos da Empresa em estudo. Os benefícios da implementação deste trabalho
repercutem-se, igualmente, em outros subsistemas da gestão de pessoas.
en
Nowadays, human capital is considered as the main competitive advantage of enterprises.
Competence management, as a management model, goes with this preposition, emphasising the
human factor centrality as a critical element that guaranties competitiveness approaches.
The present project is framed in this conjuncture, which implementation has as a main goal the
identification and development of key competencies from Area Managers of a multinational
textile retail company operating in our country. Throughout the whole project, an interpretative
approach of the competencies is made, that is, it is considered that the particular way in how
each studied employee conceives his work delimits certain attributes as essential and organises
them into a distinctive structure of competence at work. In order to assay the work conceptions
of Zone Managers, interviews have been made. From the interview’s analysis, two distinct work
conceptions were identified: the one from Procedures Supervisory Area Manager, who conceive
their activity as an assessment of the tasks performed in the stores, and the one from Facilitator
of Human Development Area Manager, whose function meaning is expressed not only in the
supervision and control of procedures, but also in the people development.
It was then drawn a profile constituted by the competencies shared by the two conceptions and
the success critical competencies from each one. The development practices elaborated
according to the conceptions constitute the key recommendation of this work.
The implementation of the present project, achieves the identification of the Area Managers’ key
competencies and its posterior development, in a way to a major contribution of the consultants
performance to the success of the Department goals. Others human resources systems take
advantage, as well, from the implementation of this project.