Título
A implementação e manutenção do "activity-based costing" num banco português
Autor
Carvalho, Helena Maria Henrique de
Resumo
pt
Esta dissertação apresenta um case study e pretende com a resposta à questão de “como e porquê foi implementado e mantido o ABC no Banco Alfa e quais os impactos daí decorrentes?”, contribuir para uma maior compreensão e adopção do ABC.
O Banco Alfa faz parte dos cinco maiores grupos financeiros a operar em Portugal. Em consequência das pressões concorrenciais, mudanças estratégicas e alterações na informação de gestão foi contratada uma consultora para conceber um Profitability System (PS), cujo objectivo era o apuramento da rendibilidade por cliente, produto e unidade de negócio. A adopção do ABC pelo Banco ocorreu com a aceitação do design do PS proposto pela consultora. O modelo de apuramento de custos incorporado no PS resulta da conjugação de um ABC com um TDABC. O apoio da Administração, a liderança do sponsor do Gabinete de Informação de Gestão, os consultores, e o forte empenho pessoal e articulação de toda a equipa foram factores determinantes para a concretização do PS e do ABC. Em 2006, o Banco remodelou o ABC face às necessidades de redução do tempo de processamento, normalização dos custos unitários e de imputação dos custos comuns. As percepções de sucesso e os níveis de satisfação com os outputs do PS e ABC diferem dentro da empresa. É reconhecida a importância do ABC, porém reside a necessidade de um conhecimento mais detalhado das regras e dos critérios adoptados para o conforto com os outputs obtidos. O PS foi um marco para o Banco, e os seus impactos estenderam-se à gestão do negócio e à criação de novas aplicações.
en
This dissertation presents a case study and intends with the answer to the main question – “how and why were implemented and maintained in Alfa Bank the ABC and which arising impacts come from there?”, contribute for a better understanding and adoption of ABC.
Alfa Bank is one of the five largest financial groups in Portugal. As a result of competitive pressures, strategic changes and changes in information management was hired a consultant to design a Profitability System (PS), whose aim was the establishment of customer, product and business unit profitability. ABC adoption by the Bank occurred with the acceptance of the PS design, by consultant’s proposal.
The cost model incorporated into PS is a result of ABC combination with TDABC. Administration support, the leadership by the Information Management Office Sponsor, consultants and the whole team interaction and strong personal commitment were determining factors for achieving the PS and the ABC.
The Bank, in 2006, redesigned the ABC to achieve processing time reduction, unit costs standardization and common costs allocation. The success perception and satisfaction levels with the PS outputs and ABC vary inside the Bank. ABC importance is recognized, but is needed a more detailed knowledge of the rules and adopted criteria for comfort with the outputs.
The PS was a Bank milestone and its impact extended to the business management and new applications creation.