Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

A satisfação profissional e o engagement nos profissionais de saúde do ACES Oeste Sul

Autor
Santos, Filipa Maria Ferreira da Costa
Resumo
pt
Os cuidados de saúde primários são a base do Sistema Nacional de Saúde visto que são o primeiro contacto que os cidadãos têm com o sistema de saúde. Com o Decreto-Lei nº 28/2008, de 22 de Fevereiro, estabeleceu-se o enquadramento legal necessário à criação dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, abreviadamente designados por ACES que prestam os cuidados de saúde primários. Com esta nova estrutura, pensamos ser importante avaliar a satisfação profissional dos colaboradores dos ACES, assim como o seu nível de burnout/engagement, para contribuirmos para a sua adaptação à mudança. Estando desde 2009 em curso a implementação do ACES Oeste Sul, com base numa amostra de 206 colaboradores desta organização de saúde, o presente estudo tem como objectivo principal avaliar o nível de satisfação profissional e o engagement dos profissionais de saúde que aí desempenham as suas funções. Para avaliar estes factores foram utilizados a Escala de Satisfação Profissional, de Luís Graça (1999) e a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli e Bakker (2003) adaptada para a população portuguesa por Alexandra Marques Pinto. Os resultados obtidos permitiram verificar que no geral os profissionais se encontram satisfeitos, embora surjam alguns indicadores de não satisfação ao nível das dimensões: condições de trabalho e saúde; remuneração e segurança no emprego; e que nas três dimensões do engagement: vigor, dedicação e absorção, os profissionais se encontram na sua maioria vinculados com o trabalho.
en
The primary health care are the foundation of the National Health Care System due to the fact they are the first contact the citizens have with the system health care. With the legislation Decreto – Lei nº 28/2008 dated 22nd February, was established the legal compliance for the aggregation of the health centers of Health National Service, namely ACES responsible for the primary health care. With this new structure , we think it is important assess the level of satisfaction of the professionals of the ACES together with his level of burnout and engagement and by this way contribute to their adaptation to the changes in progress. Initiated in 2009 the implementation of the ACES Oeste Sul, the principal objective of this study, based in a sample of 206 professionals of this ACES, is to assess the levels of job satisfaction and engagement of them. To proceed with this assessment were used the following tool scales: Escala de Satisfação Profissional, from Luis Graça (1999) and Utrecht Work Engagement Scale (UWES) from Schaufeli and Baker (2003), adapted to the Portuguese population by Alexandra Marques Pinto. The results of this assessment on a generic way are showing that the professionals are satisfied, but there are specific indicators of no satisfaction on the following dimensions: working conditions and healthy; salaries and job security; and in the three dimensions of the engagement: vigor; dedication and absorption, the professionals are in its majority connected with their work.

Data

15-nov-2012

Palavras-chave

Cuidados de saúde primários
Primary health care
Professional satisfaction
Engagement
Satisfação profissional
ACES Oeste Sul

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo