Título
A satisfação profissional e o engagement nos profissionais de saúde do ACES Oeste Sul
Autor
Santos, Filipa Maria Ferreira da Costa
Resumo
pt
Os cuidados de saúde primários são a base do Sistema Nacional de Saúde visto que são
o primeiro contacto que os cidadãos têm com o sistema de saúde. Com o Decreto-Lei nº
28/2008, de 22 de Fevereiro, estabeleceu-se o enquadramento legal necessário à criação
dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde, abreviadamente
designados por ACES que prestam os cuidados de saúde primários.
Com esta nova estrutura, pensamos ser importante avaliar a satisfação profissional dos
colaboradores dos ACES, assim como o seu nível de burnout/engagement, para
contribuirmos para a sua adaptação à mudança.
Estando desde 2009 em curso a implementação do ACES Oeste Sul, com base numa
amostra de 206 colaboradores desta organização de saúde, o presente estudo tem como
objectivo principal avaliar o nível de satisfação profissional e o engagement dos
profissionais de saúde que aí desempenham as suas funções. Para avaliar estes factores
foram utilizados a Escala de Satisfação Profissional, de Luís Graça (1999) e a Utrecht
Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli e Bakker (2003) adaptada para a
população portuguesa por Alexandra Marques Pinto.
Os resultados obtidos permitiram verificar que no geral os profissionais se encontram
satisfeitos, embora surjam alguns indicadores de não satisfação ao nível das dimensões:
condições de trabalho e saúde; remuneração e segurança no emprego; e que nas três
dimensões do engagement: vigor, dedicação e absorção, os profissionais se encontram
na sua maioria vinculados com o trabalho.
en
The primary health care are the foundation of the National Health Care System due to
the fact they are the first contact the citizens have with the system health care. With the
legislation Decreto – Lei nº 28/2008 dated 22nd February, was established the legal
compliance for the aggregation of the health centers of Health National Service, namely
ACES responsible for the primary health care.
With this new structure , we think it is important assess the level of satisfaction of the
professionals of the ACES together with his level of burnout and engagement and by
this way contribute to their adaptation to the changes in progress.
Initiated in 2009 the implementation of the ACES Oeste Sul, the principal objective of
this study, based in a sample of 206 professionals of this ACES, is to assess the levels
of job satisfaction and engagement of them. To proceed with this assessment were used
the following tool scales: Escala de Satisfação Profissional, from Luis Graça (1999) and
Utrecht Work Engagement Scale (UWES) from Schaufeli and Baker (2003), adapted to
the Portuguese population by Alexandra Marques Pinto.
The results of this assessment on a generic way are showing that the professionals are
satisfied, but there are specific indicators of no satisfaction on the following
dimensions: working conditions and healthy; salaries and job security; and in the three
dimensions of the engagement: vigor; dedication and absorption, the professionals are
in its majority connected with their work.