Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Fabrico de medicamentos na europa: que estratégia para o futuro?

Autor
Lourenço, Maria Gabriela da Conceição Leitão
Resumo
pt
A indústria da produção de medicamentos tem sofrido profundas alterações nos últimos anos. A globalização e crescimento dos custos fixos originaram fusões e aquisições nas grandes companhias multinacionais conduzindo a excesso de capacidade e fecho de fábricas na Europa. A entrada de novos concorrentes oriundos dos países emergentes como a China e principalmente a Índia produzindo com custos mais baixos veio aumentar ainda mais a capacidade disponível na Europa conduzindo a uma espiral de mais fusões e aquisições, maior capacidade disponível, mais concentração e mais fecho de fábricas. Por outro lado, este desinvestimento das Big Pharmas, a perda de lucros resultante da queda de patentes e a entrada no mercado dos medicamentos genéricos fez aumentar a necessidade do contract manufacturing. Num mercado em crescimento em que o preço dos medicamentos varia na razão inversa, a análise estratégica torna-se fundamental para prever o futuro e redefinir estratégias. A análise externa, interna e interna/externa apresentada e as ferramentas utilizadas permitem o estabelecimento de alternativas estratégicas de modo à organização escolher o melhor caminho para concretizar a sua visão traduzida em objectivos estratégicos. A implementação da estratégia é mais crítica do que a própria formulação para o desempenho a longo prazo, sendo necessário controlá-la e monitorizá-la através de ferramentas que permitam actuar caso o caminho escolhido não esteja a conduzir à meta desejada. Por fim espera-se que o presente caso desperte a capacidade de olhar para o futuro e reinventar o sucesso das organizações.
en
The industry of drug production has undergone profound changes in recent years. Globalization and growth in fixed costs led to mergers and acquisitions in large multinational companies which than lead to excess capacity and the closing of facilities in Europe. The entry of new competitors from emerging countries like China and India, who mainly produce at lower costs, has increased further the available capacity in Europe. This led to a spiral of further increased mergers and acquisitions, largest available capacity, more concentration and the closure of more facilities. Moreover, the divestment of Big Pharmas, the loss of profit from the fall of patents and the market entry of generic drugs has increased the need for contract manufacturing. In a growing market where the price of drugs varies in inverse ratio, strategic analysis becomes essential to predict the future and redefine strategies. The environmental scanning, internal scanning and internal/ environmental scanning and the tools used, all allow for the establishment of strategic alternatives for the organization in order to choose the best path to realize its vision translated into strategic objectives. Implementation of the strategy is more critical than the actual formulation for long-term performance, it is necessary to control it and monitor it through tools which can act if the chosen path is not leading to the desired goal. Finally it is hoped that this event triggers the ability to look ahead and reinvent the success of organizations.

Data

06-dez-2012

Palavras-chave

Estratégia
Strategy
Competitividade
Competitiveness
Vantagem competitiva
Competitive advantage
Strategic analysis
Análise estratégica

Acesso

Acesso livre

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