Teses e dissertações

Mestrado
Economia Social e Solidária
Título

O Microcrédito – uma ferramenta de empreendedorismo inclusivo: o caso do programa de apoio ao microcrédito da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Autor
Plaza, Gonçalo Duque
Resumo
pt
Este trabalho reflecte o estudo realizado sobre o Programa de Apoio ao Microcrédito da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, organização do Terceiro Sector, e sobre o seu público-alvo. Pretendeu-se construir um perfil de empreendedorismo através da identificação de condições gerais que podem influenciar o sucesso das iniciativas empresariais, tendo em consideração as características dos indivíduos que recorrem àquela organização. Procurou-se também analisar os procedimentos seguidos pela organização, na operacionalização do referido Programa, no sentido de se apresentarem recomendações que poderão facilitar a sua adaptabilidade aos públicos com quem trabalha. Para um melhor enquadramento do estudo, optou-se por fazer referência aos conceitos de microcrédito, de empreendedorismo inclusivo e de empowerment, no sentido de perceber a pertinência deste Programa de Microcrédito nos processos de criação de auto-emprego e, consequentemente, favorecer a inclusão social dos desfavorecidos, tendencialmente afastados da esfera empresarial. O estudo foi complementado através de entrevistas a técnicos responsáveis pela operacionalização do Programa, e da análise da documentação conexa com os processos individuais dos beneficiários, incluindo instrumentos de auto-análise das competências sócio-pessoais. Os resultados apontam, ao nível da construção do perfil de empreendedorismo, aspectos como a experiência real de trabalho, a formação técnica na área do negócio e os conhecimentos de gestão, entre outros, como factores potenciadores do sucesso das referidas iniciativas. Ao nível dos procedimentos do Programa, os resultados apontam, entre outros aspectos, para a necessidade de reforço da capacitação pessoal, de aquisição de conhecimentos de gestão e de um acompanhamento dos beneficiários, após a implementação do negócio, mais profissionalizado.
en
This work reflects the study of the Microcredit Program and its target, implemented by Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Third Sector organization. Our aim is to build an entrepreneurial profile, through the identification of a set of general conditions which can induce the success of the entrepreneurial initiatives, considering the features of those that constitute the traditional target group of that organization. Concomitantly, we looked upon the procedures concerning the implementation of the Microcredit Program, in order to present some recommendations that can favor its adaptability to the regular target groups of the organization. In order to promote a better framing of this study, we have chosen to study it under the concepts of microcredit, inclusive entrepreneurship and empowerment, so we could comprehend the impact of this Microcredit Program upon self-employment and therefore favoring inclusion for disadvantaged people, which tend to be excluded from entrepreneurial spheres. The research drew on the interviews held by the Program specialists and all the documentation in the individual files of the beneficiaries, which contain several instruments of self-analysis in terms of social and personal skills. As regards the making of an entrepreneurial profile, the results reveal that factors such as working experience, technical skills and business management knowledge, are enhancers of the success of those initiatives. With respect to the Microcredit procedures, the results underline the need for strengthening the personal capacities of the beneficiaries, for acquiring some management skills, and for a more professional follow-up, after the business implementation.

Data

15-nov-2012

Palavras-chave

Empowerment
Inclusão
Inclusion
Self-employment
Inclusive entrepreneurship
Microcrédito
Microcredit
Autonomização
Empreendedorismo inclusivo
Auto-emprego
Sucesso empresarial
Business success

Acesso

Acesso livre

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