Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Intervir para incluir: as relações de sociabilidade entre crianças com necessidades educativas diferentes em contexto lúdico – um projeto de intervenção

Autor
Nunes, Andreia Cristina Alves Faustino
Resumo
pt
“Intervir para Incluir”, é um projeto de intervenção que incide na área dos tempos livres e da sociabilidade infantil, tendo como desafio/oportunidade a inexistência de um Projeto de Atividades Educativas e Sociais para crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, num contexto lúdico e como preenchimento do seu tempo livre. O projeto foi realizado numa IPSS no Concelho de Odivelas, cujo objetivo primordial na sua implementação é o de ampliar a integração e a socialização de crianças com diferentes capacidades em ambientes plurais e inclusivos, combatendo estereótipos e estigmas, enquanto contributo para a construção de uma sociedade mais tolerante e democrática. Este trabalho não deixou de lado as famílias destas crianças que também foram intervencionadas. Este Projeto é apoiado pela metodologia da investigação-ação, recorrendo a uma reflexão baseada na planificação, ação, descrição e avaliação. A participação no trabalho de terreno permitiu um maior envolvimento, planeamento e reflexão sobre a eficácia e a qualidade desta mesma intervenção. O principal resultado deste projeto foi não só a promoção da estabilidade, do conforto e da qualidade das crianças com necessidades educativas especiais, ao mesmo tempo que se conseguiu criar experiências formativas para as crianças sem necessidades educativas especiais, no sentido da formação cívica e da capacidade para lidar com a diversidade.
en
“Intervening to include” is an intervention project that focuses on the area of leisure and sociability of children, with the challenge/ opportunity for absent of a draft social and educational activities for children with and without special educational needs, in a playful context and how to fill your free time. The project was conducted in IPSS in Odivelas, whose primary goal in its implementation is to enhance the integration and socialization of children with different abilities in plural and inclusive environments, fighting stereotypes and stigmas, as a contribution for a society more tolerant and democratic. This paper does not aside the families of these children who were also intervened. This project is supported by action research methodology, using a reflection- based in planning, action, description and evaluation. Participation in fieldwork allowed for greater involvement, planning and reflection on the effectiveness and quality of that intervention. The main result of this project was not only the promotion of stability, comfort and quality of children with special education needs, while they succeeded in creating formative experiences for children without special needs, in terms of civic education and capacity to deal with diversity.

Data

02-abr-2013

Palavras-chave

Intervention
Inclusão
Inclusion
Socialização
Socialization
Intervenção
Necessidades Educativas Especiais
Contexto lúdico
Special Educational Needs
Playful context

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo