Título
Experiências de bullying em idade escolar: impacto no bem-estar subjectivo, auto-estima e suporte social actuais
Autor
Lobo, Liliana Filipa Dionísio
Resumo
pt
A presente investigação foca-se no bullying, que é um tema que tem vindo a ser
alvo de grande atenção em meio escolar. Desenvolveu-se um estudo retrospectivo, que
pretende contribuir para um maior conhecimento deste fenómeno em Portugal.
O problema de investigação, consiste em averiguar até que ponto os indivíduos
dos cinco grupos (não-envolvidos, testemunhas, bullies, vítimas e bully/vítimas) se
sentem satisfeitos com a sua vida actual, através da resposta a um questionário de autorelato
online que inclui quatro dimensões: bullying retrospectivo, bem-estar subjectivo,
auto-estima e satisfação com o suporte social.
Participaram no estudo 616 jovens-adultos, com idades compreendidas entre os
23 e os 40 anos, que relataram as experiências de bullying ocorridas durante o seu
período escolar, enquanto testemunhas (39,3%), bullies (4,2%), vítimas (23,2%),
bully/vítimas (4,4%), ou não-envolvidos (28,9%).
Os participantes do sexo masculino referiram um maior envolvimento em
situações de bullying escolar, quer como bullies, quer como bully/vítimas, mas não se
registaram diferenças significativas em relação à idade.
Nas vítimas encontraram-se diferenças significativas quando comparadas com os
não-envolvidos, nomeadamente menor percepção de bem-estar subjectivo (maior
presença de afectos negativos e ausência de afectos positivos e menor satisfação com a
vida), menor auto-estima e menor satisfação com o suporte social, sendo que as
variáveis dependentes em estudo se encontram positivamente relacionadas.
São portanto, extremamente necessários, programas preventivos e de
intervenção que reduzam tais consequências, a longo prazo, nos indivíduos que
experienciaram situações de bullying escolar, sobretudo para as vítimas que mantêm um
perfil de risco ao longo dos anos.
en
The present investigation focuses on bullying, a topic which has been the target
of great attention within the school environment. A retrospective study was performed
in order to contribute to a better understanding of this phenomenon in Portugal. The
focus of the investigation is to determine the extent of self satisfaction and happiness of
people within the following five groups; those with no involvement in bullying, those
who have witnessed bullying, the bullies themselves, victims of bullying and those who
have been both bullies and victims. The subjects were asked to respond to an online
questionnaire relating to the following topics; retrospective bullying, subjective well
being, self-esteem and satisfaction with social support.
The study consisted of 616 young adult participants aged between 23 and 40
years, who described their experiences of bullying during their school years as
belonging to the following categories; bystanders (39.3%), bullies (4.2%), victims
(23.2%); bully/victims (4.4%) and uninvolved (28.9%).
A higher proportion of those involved in situations of school bullying, either as
bullies or both bullies and victims of bullying, were male participants, with no
significant correlation with age observed.
When comparing the responses of the uninvolved to those who were victims of
bullying, significant differences were observed. Victims of bullying displayed a lower
perception of their subjective well being (as demonstrated by a greater presence of
negative emotions, lack of positive emotions and less life satisfaction), less self esteem
and a lower satisfaction with social support, and the dependent variables within the
study are found to be positively related.
The results of the study therefore show that it is extremely necessary to
introduce preventative and intervention programmes in order to reduce the long-term
consequences on those who were subjects of bullying during their school years,
especially for those who maintain a profile of high risk throughout the years.