Título
Overeducation: evidence from Portugal
Autor
Custódio, António José Ribeiro da Silva dos Santos
Resumo
pt
Nos últimos trinta anos os níveis de escolaridade aumentaram significativamente na Europa.
Em Portugal, o sistema de educação, em particular o ensino superior, expandiu-se durante os
anos 80. Paralelamente a esta expansão, cresceram também as preocupações sobre a
incidência de sobre-educação no mercado de trabalho Português. Este estudo apresenta uma
extensa revisão da literatura sobre o conceito e medição do fenómeno, assim como uma
caracterização da evolução do ensino superior em Portugal e desenvolvimentos recentes a
nível europeu e nacional. O estudo realizado baseou-se na abordagem objectiva e empírica,
centrando a discussão na definição de subutilização da educação, comparando a educação
formal adquirida pelo trabalhador com a educação requerida para desempenhar uma
determinada profissão. Neste estudo foi analisada a situação portuguesa, recorrendo a dados
do Inquérito ao Emprego recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com
referência aos anos de 1998, 2004 e 2009, com o objectivo de verificar a existência de sobre-
-educação e a sua evolução durante o período. Os resultados obtidos no estudo identificaram a
existência de sobre-educação, conjuntamente com um aumento da sua incidência, a qual varia
de acordo com o género, sendo mais significativo nas mulheres.
en
The levels of educational attainment have risen strongly over the last thirty years in Europe.
In Portugal, the education system, particularly the higher education sector, expanded in late
80s. Parallel to this expansion have been growing up concerns about the incidence of
overeducation in Portuguese labour market. This study presents an extensive review of
literature about overeducation and ways of measuring the phenomenon, as well an evolutive
description on higher education in Portugal and some recent developments at European and
National level. The study was based on objective and empirical approach, focusing
overeducation as a form of underutilization of educational skills and linking worker’s formal
education with the skills required to perform a job. Using the 1998, 2004 and 2009 data from
Labour Force Survey collected by Office of National Statistics (INE), the present study
analysed overeducation in Portugal, aiming to identify and quantify the existence of the
phenomenon during the considered period. The study results revealed the existence of
overeducation over the period, along with an increase of incidence, which varies with gender
and being more relevant on women.