Título
Literacia financeira: conhecimento de poupança de estudantes universitários
Autor
Alves, Diogo Filipe Campos
Resumo
pt
Ao estudar a Literacia Financeira assume-se retratar os conhecimentos financeiros e,
consequentemente, conhecer os seus hábitos de gestão do seu dinheiro. A poupança é
uma dimensão chave no estudo da Literacia Financeira, pois está directamente
associada ao bem-estar financeiro da sociedade. Remetendo para os estudantes
universitários, a poupança é essencial não só porque permite criar uma segurança
financeira no caso de algo inesperado acontecer e também porque prepara os mesmos
para desenvolver as melhores práticas no futuro.
Neste contexto, este estudo tem como principal objectivo retratar a Literacia
Financeira, na vertente da poupança de estudantes universitários. Para tal, é proposto
medir o nível de conhecimento da poupança, conhecer os hábitos de poupança
efectiva e identificar os factores determinantes do conhecimento de poupança do
estudante universitário.
Para desenvolvimento do estudo foi elaborado um questionário composto por
questões de inclusão e compreensão financeira, cultura financeira, escolha de
produtos financeiros e conhecimento de poupança, para além das questões do perfil
do aluno. A amostra do estudo foi constituída por 396 alunos dos 1º e 3º anos de
licenciatura do ISCTE-IUL.
Os principais resultados obtidos apontam para um nível de conhecimento de poupança
dos alunos inadequado. No entanto, relativamente aos factores potencialmente
explicativos do conhecimento de poupança, a análise elaborada permite concluir que
em todas as dimensões do estudo são encontradas características que influenciam este
conhecimento. Também alguns produtos têm um uso mais frequente em função da
regularidade da realização de poupanças.
en
Financial Literacy studies intend to point out financial knowledge, thus, the way
people manage their own money. Savings is a key component of studies of Financial
Literacy, because it is strictly related to society’s financial welfare. Turning to college
students, savings is primordial, not only to deal with an unexpected situation, but also
to prepare them to develop the best practices in the future.
In this context, the main goal of this study is to depict Financial Literacy, regarding
the savings of college students. In order to achieve this, it is proposed to assess the
level of knowledge on savings, to know the habits of effective saving, and to identify
the main factors on a college student’s savings knowledge.
For this study, a survey was conducted, with questions regarding inclusion and
financial understanding, financial culture, product choice and savings knowledge,
besides each one’s profile questions. The sample comprises 396 students, from the 1st
and 3rd year of college degrees of ISCTE-IUL.
Results suggest an inadequate knowledge on savings. However, regarding the factors
which may explain savings knowledge, from the appropriate analysis, it is
understandable that every dimension of this study, meets the explanatory
characteristics of knowledge. Several products are more frequent, according to
savings regularity.