Título
Os fatores que influenciam os utilizadores do Facebook a aderir às páginas de marcas em Portugal
Autor
Matias, Sílvia Raquel dos Santos
Resumo
pt
O aparecimento da Internet e das redes sociais originou a abertura de novos canais de
comunicação entre os consumidores e as marcas.
O Facebook, com cerca 901 milhões de utilizadores ativos, é já um incontornável canal de
comunicação na divulgação de informação para as massas. Considerado um palco social onde
os utilizadores estão, escutam, passa tempo, socializam e partilham informação do seu
interesse.
Pretendeu-se com este estudo analisar quais os fatores que influenciam os utilizadores do
Facebook a aderir às páginas das marcas em Portugal. Para atingir o objetivo foi elaborado um
questionário online aos utilizadores do Facebook em Portugal que permitiu identificar quais
são esses fatores e como se comportam os utilizadores nesta rede social.
A investigação permitiu aferir que o tempo despendido pelos utilizadores no Facebook é
maioritariamente passado em atividades onde é exigida uma menor participação do utilizador,
confirmando a tendência de que o utilizador prefere visualizar atualizações produzidas por
outros, sendo que a atividade que tem mais expressão é a partilha de publicações no mural. A
relação entre o utilizador e as páginas das marcas é passiva. Encontrou-se evidência que o
facto do utilizador gostar da marca anteriormente ou ser consumidor da mesma são dois
fatores decisivos para que o inquirido adicione uma marca.
en
The emergence of the Internet and social networks led to the opening of new communication
channels between consumers and brands.
The Facebook, with nearly 901 million active users, is already an essential communication
channel for information disseminating to the masses. Considered a social stage where users
are, listen, spend time, socialize and share information of their interest.
The intention of this study was to analyze which factors influence Facebook users to join the
brand pages in Portugal. To achieve the objective an online questionnaire was performed to
Facebook users in Portugal. This allowed the identification of these factors, and how the users
of this social network behave.
The investigation led to the conclusion that the time spent by users on Facebook is mostly
spent in activities where it is required a smaller participation of the user, confirming the trend
that the user prefers to view updates made by others. The activity that has more expression is
the share of publications in the wall. The relationship between the user and the brand pages is
passive. It was found evidence that the fact of the user appreciate previously the brand or
being consumers of the brand two decisive factors for the inquired to add the brand to his
Facebook page.