Título
Revisão estratégica: Aplicação a uma microempresa
Autor
Malbran, Sabrina Audrey
Resumo
pt
O objectivo desta dissertação é a avaliação estratégica da empresa MC, que
pretende servir de base à avaliação estratégica de reestruturação.
A situação económica global, a crise nos mercados e a actual conjuntura não têm
sido factores facilitadores na dinamização e sucesso de muitas PME. A MC é, hoje, uma
microempresa que se mantém em funcionamento, com estabilidade financeira, adquirida
através da produção de novos produtos e procura de novos mercados, que pretende
manter a evolução ascendente. Para evitar erros do passado e alcançar o objectivo desta
dissertação, a MC foi avaliada interna e externamente, como empresa na sua totalidade e
no meio empresarial em que se insere.
As análises efectuadas centraram-se na avaliação de clientes, concorrentes,
fornecedores (modelo de cinco forças de Porter) e produtos. A um nível mais macro
foram avaliados os ambientes políticos, económicos, tecnológicos e socioculturais
(análise de PEST). Internamente a análise focou-se na cultura, estrutura, capacidades,
recursos, competência e cadeia de valor. Como as análises interna e externa por si só
não são suficientes para uma correcta avaliação da organização avaliou-se ainda a forma
como estas se interligam, efectuando, assim, uma análise SWOT (com forças e
fraquezas, bem como oportunidades e ameaças). Adicionalmente, foram identificados os
factores críticos de sucesso da organização.
Realizadas as análises é estabelecida uma formulação estratégica de
reestruturação, onde são definidos objectivos, visão, missão e valores da organização.
Toda a dissertação visa a avaliação estratégica e a metodologia utilizada passa
por uma análise prévia do mercado e envolvência, diagnóstico com enfoque na sua
análise interna e o definir da estratégia.
en
The objective of this dissertation is the strategic evaluation of the company MC
that intends to define the principles of the execution of a restructuring plan.
The national and international economical situation, the markets crisis and the
current conjecture have not been key parts in the grown and success of many PME
leading to the close of a considerable number of companies. The MC is today a small
business that is working with a financial stability acquired through the production of
new products and the search of new markets that intends not to repeat the recent
difficulty periods and maintain the rising evolution. In order to avoid repeating mistakes
from the past and to reach the goals of this dissertation, the MC was evaluated internally
and externally as a whole and the entire surrounding commercial framework.
Analyses made were centered in client’s evaluation, competitors, suppliers (five
strength model of Porter) and products. In the peripheral level it was evaluated the
political, economical, technological environments and cultural (analysis of PEST).
Internally the analysis was focused in the culture, structure, capacities, resources,
competences and valuable chain. Since the internal and external analyses by themselves
are not sufficient for a correct evaluation of the organization was study their
interconnection, effectuating an SWOT analysis. Additionally, there were identified the
critical factors of success of the organization.
After the analyses a strategic formulation of restructuring is established, where
are defined the goals, vision, mission and values of the organization. The strength and
weaknesses are pointed, opportunities and threats as well.
The whole structure of this dissertation aims the organizational restructuring
plan and methodology consists in a previous analysis of the markets and all the
surroundings involving, diagnosis of the organization with the focus on the internal
analysis and establishing the strategies to implement.