Título
Satisfação laboral em enfermagem e qualidade dos serviços em saúde
Autor
Felgueiras, João Miguel Lopes Casanova
Resumo
pt
Este trabalho de investigação desenvolve-se na esfera de influência da gestão
estratégica de pessoas num contexto de convulsão económico-financeira que estamos a
vivenciar, abordando a situação laboral, dentro das organizações de saúde, particularmente
dos enfermeiros. Este grupo profissional atravessa uma etapa de implementação de uma nova
carreira ainda não iniciada com as potenciais consequências na satisfação laboral e, por
conseguinte, na qualidade dos serviços e na performance das organizações de saúde.
Com o objectivo de explicar a influência da satisfação laboral dos enfermeiros na
qualidade dos serviços de saúde, confrontaram-se factores que condicionam a satisfação com
as diferentes dimensões da qualidade em saúde recorrendo a uma amostra de enfermeiros de
unidades de cuidados intensivos. Pretende-se, por um lado, correlacionar as diferentes
variáveis de satisfação com as variáveis referentes à qualidade dos serviços e, por outro,
investigar quais as variáveis que têm mais impacto e explicam possíveis alterações na
qualidade no sentido de auxiliar em possíveis mudanças necessárias para a manutenção de
uma performance organizacional dentro de padrões de qualidade adequados.
Concluiu-se que factores sócio-organizacionais que condicionam a satisfação laboral
dos enfermeiros são responsáveis por alterações na qualidade dos serviços de saúde, tendo em
conta que tanto a satisfação como a qualidade são dois conceitos multifactoriais e
multidimensionais e, portanto, de difícil definição.
en
This research develops in the sphere of influence of the strategic management of
people in a context of economic and financial convulsion that we are experiencing, addressing
the employment situation, within the health organizations, particularly of nurses. This
professional group goes through a stage of implementation of a new career, which has not
started, with the potential impact on job satisfaction and, consequently, service quality and
performance of health organizations.
In order to explain the influence of job satisfaction of nurses in the quality of health
services, we clashed factors that influence satisfaction with different dimensions of quality in
health, using a sample of nurses in intensive care units. It is intended, firstly, to correlate the
different variables of satisfaction with the variables related to quality of services and,
secondly, to investigate which variables have more impact and explain possible changes in
quality in order to assist in possible changes needed to maintaining an organizational
performance within the standards of appropriate quality.
It was concluded that social and organizational factors that influence the job
satisfaction of nurses are responsible for changes in the quality of health services, given that
both satisfaction and quality are two concepts multifactorial and multidimensional and
therefore difficult to define.