Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Satisfação laboral em enfermagem e qualidade dos serviços em saúde

Autor
Felgueiras, João Miguel Lopes Casanova
Resumo
pt
Este trabalho de investigação desenvolve-se na esfera de influência da gestão estratégica de pessoas num contexto de convulsão económico-financeira que estamos a vivenciar, abordando a situação laboral, dentro das organizações de saúde, particularmente dos enfermeiros. Este grupo profissional atravessa uma etapa de implementação de uma nova carreira ainda não iniciada com as potenciais consequências na satisfação laboral e, por conseguinte, na qualidade dos serviços e na performance das organizações de saúde. Com o objectivo de explicar a influência da satisfação laboral dos enfermeiros na qualidade dos serviços de saúde, confrontaram-se factores que condicionam a satisfação com as diferentes dimensões da qualidade em saúde recorrendo a uma amostra de enfermeiros de unidades de cuidados intensivos. Pretende-se, por um lado, correlacionar as diferentes variáveis de satisfação com as variáveis referentes à qualidade dos serviços e, por outro, investigar quais as variáveis que têm mais impacto e explicam possíveis alterações na qualidade no sentido de auxiliar em possíveis mudanças necessárias para a manutenção de uma performance organizacional dentro de padrões de qualidade adequados. Concluiu-se que factores sócio-organizacionais que condicionam a satisfação laboral dos enfermeiros são responsáveis por alterações na qualidade dos serviços de saúde, tendo em conta que tanto a satisfação como a qualidade são dois conceitos multifactoriais e multidimensionais e, portanto, de difícil definição.
en
This research develops in the sphere of influence of the strategic management of people in a context of economic and financial convulsion that we are experiencing, addressing the employment situation, within the health organizations, particularly of nurses. This professional group goes through a stage of implementation of a new career, which has not started, with the potential impact on job satisfaction and, consequently, service quality and performance of health organizations. In order to explain the influence of job satisfaction of nurses in the quality of health services, we clashed factors that influence satisfaction with different dimensions of quality in health, using a sample of nurses in intensive care units. It is intended, firstly, to correlate the different variables of satisfaction with the variables related to quality of services and, secondly, to investigate which variables have more impact and explain possible changes in quality in order to assist in possible changes needed to maintaining an organizational performance within the standards of appropriate quality. It was concluded that social and organizational factors that influence the job satisfaction of nurses are responsible for changes in the quality of health services, given that both satisfaction and quality are two concepts multifactorial and multidimensional and therefore difficult to define.

Data

27-fev-2013

Palavras-chave

Job satisfaction
Organizações de saúde
Health organizations
Nurses
Enfermeiros
Satisfação laboral
Qualidade dos serviços de saúde
Unidade de cuidados intensivos
Quality of health services
Intensive care

Acesso

Acesso livre

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