Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Qualidade do trabalho em saúde: que especificidades?

Autor
Batista, Ana Raquel Valente
Resumo
pt
Para promover a compreensão do conceito de qualidade do trabalho em saúde e colmatar a falta de estudos sobre esta temática, este trabalho adaptou o conceito de qualidade do trabalho às especificidades do sector da saúde, sugerindo e fundamentando as dimensões relevantes a considerar na medição da qualidade do trabalho. De modo a cumprir este objectivo desenvolveu-se um inquérito alargado adaptado às características deste sector de actividade com base no inquérito mais comummente usado no estudo desta temática, o Fourth European Working Conditions Survey de 2005. Este questionário permite conhecer as opiniões dos trabalhadores relativamente a questões como a organização do trabalho, o tempo de trabalho, a igualdade de oportunidades, a remuneração, a formação, a saúde, a segurança e a satisfação no trabalho. Posteriormente, efectuou-se a pesquisa empírica com a aplicação do inquérito desenvolvido no Hospital da Cruz Vermelha. A amostra foi composta por 306 profissionais de saúde (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de diagnóstico e terapêutica e Assistentes operacionais/Auxiliares de acção médica/Técnicos auxiliares de saúde). Após a análise dos dados apurou-se que os profissionais de saúde valorizam diferentes dimensões da qualidade do trabalho. Assim, os Médicos consideram mais importante as “oportunidades de formação” e menos importante as “condições físicas de trabalho”. Os Enfermeiros e os Técnicos de diagnóstico e terapêutica consideram mais importante o “equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e menos importante a “intensidade do trabalho”. Os Auxiliares de acção médica consideram mais importante a “relação entre colegas de trabalho” e menos importante a “segurança no emprego”.
en
To promote understanding of the concept of job quality in health and address the lack of studies on this subject, this work has adapted the concept of job quality to the specificities of the health sector and the reasons for suggesting relevant dimensions to consider in measuring the job quality. To meet this objective we developed an extensive survey adapted to the characteristics of this sector based on the survey most commonly used on the study of this issue, the Fourth European Working Conditions Survey 2005. This questionnaire allows the views of workers on issues such as work organization, working time, equal opportunities, pay, training, health, safety and job satisfaction. Later, was carried out empirical research with implementation of the survey developed in the Red Cross Hospital. The sample consisted of 306 health professionals (Doctors, Nurses, Technical of diagnostic and therapeutic and Operational assistant/ medical auxiliaries/technical assistant health). After data analysis it was found that health professionals value different dimensions of job quality. So doctors consider the most important "training opportunities" and the less important "physical work". Nurses and Technicians of diagnostic and therapeutic as more important to "balance between personal and professional life" and less important "work intensity". The medical auxiliaries consider most important "relationship between co-workers" and less important "job security".

Data

15-nov-2012

Palavras-chave

Profissionais de saúde
Organizações de saúde
Health organizations
Qualidade do trabalho
Sector da saúde
Job quality
Health care professionals
Health sector

Acesso

Acesso livre

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