Título
Qualidade do trabalho em saúde: que especificidades?
Autor
Batista, Ana Raquel Valente
Resumo
pt
Para promover a compreensão do conceito de qualidade do trabalho em saúde e
colmatar a falta de estudos sobre esta temática, este trabalho adaptou o conceito de
qualidade do trabalho às especificidades do sector da saúde, sugerindo e fundamentando
as dimensões relevantes a considerar na medição da qualidade do trabalho.
De modo a cumprir este objectivo desenvolveu-se um inquérito alargado adaptado às
características deste sector de actividade com base no inquérito mais comummente
usado no estudo desta temática, o Fourth European Working Conditions Survey de
2005. Este questionário permite conhecer as opiniões dos trabalhadores relativamente a
questões como a organização do trabalho, o tempo de trabalho, a igualdade de
oportunidades, a remuneração, a formação, a saúde, a segurança e a satisfação no
trabalho.
Posteriormente, efectuou-se a pesquisa empírica com a aplicação do inquérito
desenvolvido no Hospital da Cruz Vermelha. A amostra foi composta por 306
profissionais de saúde (Médicos, Enfermeiros, Técnicos de diagnóstico e terapêutica e
Assistentes operacionais/Auxiliares de acção médica/Técnicos auxiliares de saúde).
Após a análise dos dados apurou-se que os profissionais de saúde valorizam diferentes
dimensões da qualidade do trabalho. Assim, os Médicos consideram mais importante as
“oportunidades de formação” e menos importante as “condições físicas de trabalho”. Os
Enfermeiros e os Técnicos de diagnóstico e terapêutica consideram mais importante o
“equilíbrio entre a vida pessoal e profissional” e menos importante a “intensidade do
trabalho”. Os Auxiliares de acção médica consideram mais importante a “relação entre
colegas de trabalho” e menos importante a “segurança no emprego”.
en
To promote understanding of the concept of job quality in health and address the lack of
studies on this subject, this work has adapted the concept of job quality to the
specificities of the health sector and the reasons for suggesting relevant dimensions to
consider in measuring the job quality.
To meet this objective we developed an extensive survey adapted to the characteristics
of this sector based on the survey most commonly used on the study of this issue, the
Fourth European Working Conditions Survey 2005. This questionnaire allows the views
of workers on issues such as work organization, working time, equal opportunities, pay,
training, health, safety and job satisfaction.
Later, was carried out empirical research with implementation of the survey developed
in the Red Cross Hospital. The sample consisted of 306 health professionals (Doctors,
Nurses, Technical of diagnostic and therapeutic and Operational assistant/ medical
auxiliaries/technical assistant health).
After data analysis it was found that health professionals value different dimensions of
job quality. So doctors consider the most important "training opportunities" and the less
important "physical work". Nurses and Technicians of diagnostic and therapeutic as
more important to "balance between personal and professional life" and less important
"work intensity". The medical auxiliaries consider most important "relationship between
co-workers" and less important "job security".