Título
Gestão da mudança na saúde: Da revisão à acção
Autor
Martins, Ana Rita Cascavel
Resumo
pt
Para sobreviver no ambiente de incerteza e mudança actual, as organizações necessitam
de implementar mudanças organizacionais, de forma a adaptarem-se. No entanto,
grande parte destas iniciativas falham, o que reflecte a incapacidade das organizações,
incluindo as organizações de saúde, de implementar as suas mudanças com sucesso.
Este problema pode dever-se, em parte, à falta de conhecimento sobre os conceitos de
mudança organizacional e gestão da mudança e, portanto, a sua solução pode passar
pela capacitação das organizações e dos seus colaboradores para a gestão da mudança.
Uma das formas de atingir este objectivo é providenciar recursos que promovam a
aprendizagem a partir da literatura e a tomada de decisões baseada na evidência.
Tendo em conta esta linha de pensamento, o objectivo principal do trabalho é realizar
uma revisão da literatura sobre mudança organizacional e gestão da mudança na saúde,
com o intuito de elaborar um manual com informações gerais sobre o tema, dirigido a
gestores e profissionais de saúde e adaptado ao contexto desta área. O manual pretende
despertar o interesse dos leitores por esta área e motivá-los a facilitar e participar nos
processos de mudança das suas organizações, não devendo ser encarado, no entanto,
como um recurso orientador, por si só, da condução da mudança.
São ainda sugeridas outras práticas para a capacitação das organizações, como a
elaboração de um manual complementar, com informações mais detalhadas, e a criação
de uma rede de informação na internet, para profissionais de saúde e de gestão da
mudança.
en
In order to survive in an environment of uncertainty and change, organizations need to
implement changes. However, most of these initiatives fail, reflecting the inability of
organizations, including health care organizations, to implement changes successfully.
This problem may be due in part to lack of knowledge about the concepts of managing
organizational change and, therefore, the solution can be empowering organizations and
their employees to manage change. One way of achieving this is to provide resources
that promote learning from the literature and making decisions based on evidence.
Following this line of thought, the main goal of this paper is to review the literature on
organizational change and managing change in health care, in order to develop a manual
with general information on the subject, aimed at managers and health professionals and
adapted to the context of this area. The manual is intended to arouse the interest of
readers in change management and to motivate them to facilitate and participate in the
processes of change in their organizations. It should not be seen, however, as a guiding
resource, by itself, for operating the change initiative.
Other practices are also suggested for the empowerment of organizations such as
developing a complementary manual with more detailed information and creating an
information network on the internet for health and change management professionals.