Título
The role of change management in corporate digitalization: The relevance of Kotter’s eight-step change model within IT/digitalization projects
Autor
Mancini, Leonardo Amaral
Resumo
pt
No âmbito da atual transformação digital, os projetos de digitalização empresarial estão, não
só a ganhar relevância, mas a tornar-se numa constante nas organizações com o objetivo
último de manter a competitividade. No entanto, para que esta digitalização empresarial seja
bem-sucedida e corresponda às expectativas dos stakeholders envolvidos, é necessária uma
gestão adequada desta mudança digital. Por este motivo, a gestão de mudanças assume um
papel cada vez mais central no sucesso da digitalização empresarial. Assim sendo, é
indispensável perceber se as abordagens comprovadas são aplicáveis na gestão da
digitalização empresarial.
O objetivo da pesquisa neste trabalho é examinar a relevância do modelo de referência
no campo da gestão de mudanças, o modelo de oito etapas de John P. Kotter, no contexto
da digitalização empresarial e, ao mesmo tempo, identificar os fatores de sucesso da prática
para tais projetos.
Para atingir o objetivo da pesquisa, foi escolhida a metodologia qualitativa. Foram
realizadas entrevistas, em profundidade, com especialistas que possuem vários anos de
experiência em projetos na interface da gestão de mudanças e da digitalização empresarial.
Os resultados do trabalho demonstram que o modelo de referência de Kotter contém de
facto elementos importantes de um projeto de mudança, mas não se foca suficientemente
nos pilares essenciais da mudança digital: comunicação, agilidade e participação.
en
During the current digital transformation, corporate digitalization projects are not only gaining
ground but becoming a constant in organizations with the ultimate goal of maintaining
competitiveness. However, for this corporate digitalization to be successful and to meet the
expectations of the stakeholders, there is a need for a suitable management of this digital
change. For this reason, change management plays an increasingly central role in successful
corporate digitalization. Therefore, it is imperative to understand whether the established
approaches are effective for managing corporate digitalization.
The aim of the research in this work is to examine the relevance of the reference model
in the field of change management, John P. Kotter's eight-stage model, in the context of
corporate digitalization and, at the same time, to identify the success factors from practice for
such projects.
In order to achieve the goal of the research, a qualitative research methodology was
chosen. In-depth interviews were conducted with experts that have many years of project
experience at the interface of change management and corporate digitalization.
The results of the work demonstrate that Kotter's reference model does contain important
elements of a change project but does not focus enough on the essential pillars of digital
change: communication, agility and participation.