Título
Evolução do Fast Fit da reparação automóvel em Portugal: Caso Midas Portugal, S.A.
Autor
Farinha, Catarina Ferreira
Resumo
pt
A dissertação aqui apresentada - “Evolução do Fast Fitda Reparação Automóvel em
Portugal, Midas Portugal, S.A.” - tem como objectivo dar a conhecer o tema Fast Fitda
reparação automóvel e a sua evolução em Portugal, face aos novos mercados. A presença de
cadeias de Fast Fit (reparação rápida de automóveis) em Portugal está em crescimento e
expansão.
O case studydesta dissertação é sobre uma dessas cadeias de Fast Fita operar em
Portugal: a Midas Portugal, S.A..
Esta dissertação é assim dividida em duas partes:
1. Enquadramento teórico, onde se desenvolvem os conceitos de gestão, estratégia,
planeamento e orçamento. Estes conceitos são importantes na medida em que
permitem a construção e implementação de um determinado negócio com vista ao
seu sucesso. As organizações necessitam de um modelo de planeamento e
orçamentação ágil, que uniformize regras e que possibilite a tradução financeira
dos planos de acção.
2. Na segunda parte, é feito um enquadramento de Fast Fitem Portugal e da sua
evolução. Nesta óptica, é feita uma análise estratégica ao case study- Midas
Portugal, S.A.. A Midas é uma organização que tem vindo a crescer nos últimos 10
anos e é considerada uma das cadeia de Fast Fitda reparação automóvel em
Portugal com maior sucesso e quota de mercado, contando neste momento com 45
centros/oficinas a nível nacional.
A previsão para os próximos 10 anos é que a percentagem de centros/oficinas aumente,
sendo o objectivo da Midas a exploração de mais de 60 centros/oficinas até 2015 em território
nacional. A tendência do mercado será para que apenas 15 por cento das reparações
automóveis sejam feitas em oficinas tradicionais, sendo que muitas oficinas independentes
vão fechar e muitas outras se vão organizar em “redes”. Sendo assim, o mercado da reparação
automóvel em Portugal está em mutação e a caminhar para uma situação idêntica à que se
verifica em vários países europeus, onde existe um grande número de oficinas de reparação
rápida.
en
The dissertation presented herein - “Evolution of Fast Fit car repair and servicing in
Portugal, Midas Portugal, S.A.” - aims to publicizethe subject of Fast Fit car repair and its
evolution in Portugal. The Fast Fit sector (fast car repair) has faced some recent changes and a
sustainable growth in Portugal. The dissertation presents Midas Portugal, SA Case Study, a
Fast Fit chain operating in Portugal.
This study is thus divided into two parts:
1. Theoretical framework, expanding on the concepts ofmanagement, strategy,
planning and budgeting. These concepts are the fundamental pillars of success for
any type of business. Efficiency in today’s organizations is measured by their
ability to quickly implement action plans, which can only be achieved by the
integration of agile methodologies into the overallenterprise planning and
budgeting processes.
2. The second part consists in a more detailed description of the fast fit sector in
Portugal and its evolution. Accordingly, there is astrategic analysis to the case
study - Midas Portugal S.A.. Midas is a company that has grown rapidly over the
past 10 years and is one of the chains responsible for the boosting of the fast fit car
repair and servicing in Portugal. Well-known by itstrack record of delivering solid
quality service, consistently meeting or exceeding commitments, Midas is
currently the market leader in Portugal with 45 centres/sites throughout the
country.
The market trend for the next 10 years leads to a growth in the number centres/sites, being
Midas’s objectives to explore more than 60 centres/sites in 2015. Another trend states that
only 15 percent of car repairs will be made in traditional sites, causing the failure of many
independent shops and many others will have to organize themselves into "networks". Thus,
the auto repair market in Portugal is changing and moving towards a situation similar to that
seen in several European countries, where there area large number of small quick repair
shops.