Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços de Saúde
Título

Plano de negócios Smart herb

Autor
Martins, Pedro Miguel Mendes
Resumo
pt
A procura de produtos naturais, nomeadamente com interesse para a saúde, tem tido uma tendência sustentada de crescimento nos últimos anos, com um valor de 5 biliões de Euros no espaço comunitário, e projeções de continuação de crescimento, apesar da instabilidade económica e financeira a nível mundial. A utilização de plantas medicinais nos mais diversos tipos de produtos é substancial (medicamentos, suplementos alimentares, alimentos, cosméticos e outros), sendo caracterizada no entanto por alguns problemas regulamentares, que na tentativa de serem solucionados, geraram uma oportunidade de negócio. Os promotores, ambos farmacêuticos, consideram este o momento oportuno para a criação de uma empresa especializada em plantas medicinais que desenvolva soluções integradas, com valências nas áreas de produção, conceção e desenvolvimento de novos produtos, validação e controlo de qualidade, assuntos regulamentares e estudos de mercado. No desenvolvimento do plano de negócio, foi realizada uma análise SWOT, um Balanced Score Card, e definidas estratégias e políticas de implantação de marketing, tecnologia, estrutura e de financiamento. Duas pré-condições existentes são consideradas essenciais para criar uma estrutura ligeira e flexível capaz de responder às solicitações do mercado: basear a atividade de serviços técnica da empresa em parcerias com instituições científicas universitárias, por forma a assegurar instalações e equipamentos sem onerar o projeto; e a posse de uma área de cultivo e equipamento agrícola para a unidade de produção. Com um plano conservador de investimento de 110.000€, este projeto liberta uma rendibilidade superior a 30%, sendo por isso uma opção de investimento viável e atrativa.
en
The demand for natural products specially for healthcare purposes is been having a sustained growth trend in the past few years accounting a 5 billion Euros revenue in the European Union and with a positive outlook despite the world wide economical and financial instability. The use of medicinal plants in an array of products is substantial (medicines, food and food supplements, cosmetics and others) nevertheless characterised by some regulatory issues that in the attempt of being solved, created a business opportunity. The promoters, both pharmacists, consider this the right timing for the creation of a company specialized in medicinal plants able to provide integrated solutions in plant production, new product research and development, validation and quality control, regulatory affairs and market research. In the business planning a SWOT analysis and a Balanced Score Card were preformed so as the definition of marketing, technology, structure and funding implantation strategies and policies. Two pre-existing conditions were essential to design a soft and flexible company structure able to respond the market needs: a partnership based technical services activity, supported by scientifical university institutions in order to secure facilities and equipment without overcharging the project; and the ownership of a crop area and farming machinery. With a 110.000€ conservative investment plan this project yields above 30% revenue witch is a viable and an attractive investment option.

Data

10-abr-2013

Palavras-chave

Business plan
Prestação de serviços
Plano de negócios
Entrepreneurship
Empreendedorismo
Medicamentos à base de plantas
Knowledge-intensive business services (KIBS)
Herbal medicines

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo