Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Serviços e da Tecnologia
Título

GreenCitrus: desenvolvimento de novos produtos

Autor
Rodrigues, Carlos Filipe Da Silva
Resumo
pt
Esta dissertação consiste na elaboração de um plano de negócios para uma nova empresa que comercializa utensílios inovadores. A GreenCitrus será uma empresa que desenvolve e comercializa novos produtos através da internet. Um objeto desenvolvido no âmbito deste projeto é o Squeazy, um espremedor manual de citrinos com características únicas, que será o ponto de partida do negócio. O mercado onde se vai inserir a GreenCitrus é toda a população mundial que realiza compras via internet, sendo que o foco principal é a população portuguesa que, de um modo geral, gosta de experimentar coisas novas e inovadoras. Cada vez mais indivíduos utilizam a internet para variados fins, um deles, o comércio. A escolha deste tema está fortemente relacionada com o primeiro ano de mestrado, onde o autor desenvolveu um especial interesse pela inovação, em particular através da disciplina de desenvolvimento de novos produtos. Antes da elaboração deste plano de negócios, mas no âmbito deste projeto, o autor dedicou-se ao desenvolvimento do Squeazy, através de desenhos e protótipos até chegar ao produto final. Seguindo-se a elaboração de uma descrição detalhada do produto com o fim de enviar um pedido de patente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Da mesma forma, pretende-se a médio-prazo investir no desenvolvimento de novos produtos que se enquadrem na estratégia da empresa. O sucesso da empresa depende claramente de uma estratégia de comunicação bem definida que seja clara e objetiva para chegar ao target definido. Daí ser necessário um constante investimento em Marketing e publicidade. Por fim, este plano de negócio apresenta cálculos que traduzem o retorno financeiro expectável, sendo este instrumento essencial para a tomada de decisão por parte do empreendedor (autor da tese) no investimento neste projeto.
en
This dissertation is the development of a business plan for a new company who sells innovative products. GreenCitrus is a company that develops and sells new products on the internet. An object already created is the Squeazy, a manual juicer with unique characteristics which will be the starting point of the business. The market where GreenCitrus will be inserted is the entire world's population that purchase on Internet. The main focus is the Portuguese population, in general they like to try new and innovative things. The choice of this theme is strongly related with author’s master degree first year. He has developed a special interest on innovation, in particular through new product development discipline. Before the establishment of this business plan the author devoted the Squeazy, through drawings and prototypes to reach the final product. Followed by the preparation of a detailed description of the product in order to submit a patent application to the Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). The Company intends to invest in developing new products which fit the company's strategy. GreenCitrus’ success clearly depends on a well-defined communication strategy that is clear and objective to reach the set target. That means a constant investment in marketing and advertising. Finally, this business plan will present calculations that translate the expected financial return which is an essential tool for decision making by the entrepreneur (author of the thesis).

Data

05-jul-2016

Palavras-chave

Business plan
Plano de negócios
Entrepreneurship
Empreendedorismo
Product Development
Espremedor de citrinos
Desenvolvimento de produto
Citrus squeezer

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo