Título
A adaptação dos pequenos retalhistas à grande distribuição: Pingo Doce e Fruta&Pão
Autor
Santos, Ana Luísa Garcia dos
Resumo
pt
Actualmente, as empresas estão inseridas num contexto muito competitivo e em
constante mudança. A adaptação às alterações permanentes na economia e os factores
diferenciadores de cada empresa determinam a definição da estratégia e o sucesso da
implementação da mesma.
No sector da distribuição alimentar, a qualidade e o preço são cada vez mais factores
que determinam a aceitação e aquisição dos produtospor parte dos consumidores. Neste
sentido, as marcas e as cadeias de abastecimento revelam-se fundamentais para a
estratégia, na medida em que é a elas que está associada a qualidade dos produtos e a
redução dos preços.
No presente caso, apresentam-se duas posições diferenciadas no mercado da
distribuição alimentar portuguesa, o Pingo Doce e oFruta&Pão, tendo como objectivo
perceber de que forma os factores críticos de sucesso das empresas influenciam as
estratégias adoptadas e o sucesso das mesmas.
Esta análise permite sistematizar as principais diferenças existentes entre os dois
distribuidores, identificando as suas posições competitivas de modo a perceber de que
forma as estratégias assentes nos seus factores diferenciadores permitirão a sua
continuidade no sector.
en
Nowadays, companies belong to a highly competitive and rapidly changing
environment. The adaptation to permanent changes in the economy and the
differentiating factors of each company determine the definition of the strategy and the
success of its implementation.
In the food distribution industry, quality and price are factors that have an increasingly
importance in determining the product acquisition and acceptance by consumers. In this
sense, brands and supply chains turn out to be essential to the strategy, as it is to them
that is associated the product quality and price reduction.
In this case study, are presented two different positions in the Portuguese food
distribution market, Pingo Doce and Fruta&Pão, aiming to understand how the critical
success factors influence adopted strategies and the success thereof.
This analysis allows systematizing the main differences between the two distributors,
identifying their competitive positions in order to understand how the strategies based
on their differentiating factors will allow continuity in the sector.