Título
Plano de negócio: Clínica dentária MyDent
Autor
Mendes, Rodolfo Afonso
Resumo
pt
O presente projeto consiste num Plano de Negócios para a MyDent, uma Clínica Dentária Low-Cost, que se pretende afirmar no mercado de clínicas dentárias através de um conceito inovador,
que se enquadra na atual conjuntura económica.
O principal objetivo do projeto prende-se com a avaliação económica e financeira do plano de
negócios e consequente análise de viabilidade. Neste sentido, é efetuada uma revisão da
literatura mais relevante nas áreas da Estratégia, da Medicina Dentária, do movimento Low-Cost
e das suas implicações para a área da saúde. Procede-se também à realização de uma análise de
mercado onde são avaliadas as oportunidades e ameaças para a MyDent e quais os seus pontos
fortes e fracos, o que permite estudar a integração da empresa na sua envolvente.
Com base no levantamento de dados de mercado e respetivo estudo, é então delineada a
estratégia de desenvolvimento da MyDent que contempla todo o processo de formulação
estratégica, desde a explicação do conceito de negócio à definição dos fatores críticos de
sucesso para o projeto.
Por fim, é definido com maior detalhe, um conjunto de políticas de implementação do negócio
que, acompanhadas das respetivas estimativas de custos, fundamentam a análise de viabilidade
económica e financeira realizada, que afirma a MyDent como um projeto viável.
en
The present project consists on a Business Plan for MyDent, a Low-Cost Dental Clinic that
pretends to set its business in the dental services market, through an innovative
concept that suits a demand characterized by the current economic situation.
The project’s main purpose consists on the analysis of the economical and financial viability of
the business plan, in order to evaluate wether is viable to proceed with it. Thus, is made a
revision of the most relevant literature in the areas of Strategy, Dentistry, Low-Cost trends and
its implications in the Health Care markets. This market is analyzed in order to detect
Opportunities and Threats to MyDent and realize what are the main Strengths and Weaknesses
that allow an effective integration of the company in its environments.
Based on data market investigation, it became possible to outline a development strategy that
contemplates all of MyDent’s strategy formulation process, from the business conception to the
definition of the critical success factors of the project.
Lastly, a set of business implementation policies are taken in account, accompanied by the
respective estimation cost maps that underlie the financial and economical analysis, which states
MyDent as a viable project.