Título
Modelos de e-fulfilment: retalho de produtos de grande consumo em portugal
Autor
Reis, Andreia Filipa Pais
Resumo
pt
A tecnologia, que tem vindo a ser aliada às formas de comércio tradicional, potencia alterações no ambiente negocial, tornando o mercado mais competitivo e acrescentando complexidade no que respeita às entregas físicas de produtos.
A presente investigação centra-se nas soluções de e-fulfilment, ou seja, soluções logísticas que cada loja on-line tem vindo a adoptar para dar resposta às encomendas efectuadas na internet, uma vez que a logística é um dos pontos problemáticos do negócio electrónico. As empresas, para manter o nível de competitividade, devem focar-se em oferecer vantagens aos seus clientes, nomeadamente ao nível do serviço de entregas, sabendo gerir os fluxos físicos e informacionais subjacentes.
A temática do e-fulfilment torna-se relevante e actual pela crescente importância das tecnologias no negócio electrónico, contribuindo para acrescentar conhecimento na área da logística.
Através da utilização de questionários, focamos a nossa análise nas estruturas do canal logístico das empresas com comércio electrónico, em Portugal. Os resultados obtidos apontam para uma crescente utilização de plataformas de distribuição dedicadas exclusivamente ao negócio on-line, como forma de aumentar a eficiência do sistema logístico das empresas, através de um planeamento e execução mais eficazes da entrega dos produtos aos clientes.
en
The technology, which has been combined with the traditional ways of commerce, enhances changes in the business environment, making the market more competitive and adding complexity to the products physical deliveries.
This research focuses on solutions for e-fulfillment, namely logistics solutions that every online store has taken in response to orders placed on the internet, since logistics are one of the key drawbacks of e-business. In order to maintain the level of competitiveness, companies should focus on providing benefits to their customers, namely, the level of the delivery service, knowing how to manage the underlying physical and informational flows.
The e-fulfilment subject becomes a relevant and current topic by the growing importance of technology in online business, adding logistical knowledge.
By the use of surveys, we focused our analysis on the structure of the logistics channel of companies with electronic commerce in Portugal. The results point to an increasing use of the distribution platforms, dedicated exclusively to online business as a way to increase the efficiency of the company’ logistics, providing a more effective planning and execution of product delivery to customers.