Título
Warehousing and inventory management activities at Musa
Autor
Santos, Catarina Luís da Silva
Resumo
pt
O presente projeto é desenvolvido no âmbito da Logística e Cadeia de
Abastecimento. Este tem sido um tema em constante evolução que se tornou essencial
para o negócio empresarial nos dias de hoje. De entre todos os subtemas que esta área
integra, a gestão de inventário e armazém são vistas como atividades críticas. A gestão
de inventário é uma parte fundamental do processo de gestão logístico pois é o ponto de
ligação entre o produtor e o cliente devido ao seu importante papel de fornecer o nível de
serviço desejado ao menor custo possível.
Neste sentido este projeto trata a gestão de inventário e armazém numa empresa
portuguesa de produção de cerveja artesanal, a MUSA. Este é um setor que se tem vindo
a desenvolver em Portugal nos últimos anos. Recentemente, este mercado tem assistido à
entrada de muitos novos participantes, sendo que a MUSA está entre eles.
Consequentemente, é assim que surge a oportunidade de melhorar a eficiência desta
empresa num ambiente de competitividade como o que se descreve nos dias de hoje, para
de certa forma conseguir superar o mercado.
O objetivo é, então, contribuir nesse aspeto para a gestão destas atividades de
inventário e armazenagem na MUSA. Com o intuito de ter sugestões que possam ser uma
mais valia, foi recolhida informação acerca da atual gestão destas atividades na empresa.
Tendo em conta que não existem políticas de inventário propriamente definidas
para os seus produtos, um dos principais pontos a melhorar passou pela definição das
mesmas. Com base no ponto anterior foi posteriormente estudada a alocação de cada item
no armazém.
De acordo com a informação recolhida foram também usados métodos
apropriados. Modelos estocásticos de revisão contínua e revisão periódica foram
utilizados na gestão de inventários. Outro método utilizado foi a análise ABC para a
classificação dos produtos de acordo com o nível de importância.
Os resultados demonstram que é possível melhorar a eficiência adotando a política
de inventário adequada pois permite ter noção dos custos associados e consequentemente
alocar capital para outros tipos de investimento. O mesmo racional de aplica na alocação
de cada produto em armazém.
en
This project is developed under logistics and supply chain scope. It has been an
evolving subject and it plays an important role in corporate business nowadays. In
between all the topics this theme integrates, warehousing and inventory management are
seen as critical activities. Inventory management is a fundamental part of the logistics
management process due to the costs saving it leads to when having a well implemented
structure. Warehousing management is an essential part of every logistics chain since it
bridges the producer to the customer, due to its vital role in providing a desired level of
customer service at the lowest possible total costs.
Thus, this project is about warehousing and inventory management activities in a
Portuguese craft beer company named MUSA. This is a sector that has been developing
in Portugal in the last years. Many new players have entered the market recently and
MUSA is between them. It is hence meaningful to contribute to the efficiency increasing
of the company in such a competitive environment in order to be a step ahead of the
market.
Therefore, the goal was to make it possible in the management of these activities
of warehousing and inventory management at MUSA. In order to provide value-added
suggestions, information about the current management of these activities was collected.
Considering that there are no proper inventory policies defined to each product,
one of the main goals was to work on this settlement.
Based on this information appropriate methods were applied. The models used for
inventory policies were the continuous and periodic stochastic review models. For SKU
classification in terms of importance level, the ABC analysis was performed.
Results show that efficiency could be improved through the adoption of the right
stock management policy since it provides a notion of the associated costs and hence
capital could be allocated to other investments. The products allocation also allows to get
visibility for future investment decisions.