Título
A inserção profissional dos diplomados do 2º ciclo em serviço social
Autor
Tavares, Susana Isabel
Resumo
pt
Este estudo centra-se na inserção profissional como desafio que se coloca aos jovens que
concluíram o 2º. Ciclo de formação em Serviço Social no mercado de trabalho. A inserção
profissional é retratada como um processo complexo e directamente relacionada com o
Ensino Superior, promotor de qualificações e competências-chave, que quando
desenvolvidas poderão garantir uma plena integração no mercado de trabalho.
A investigação desenvolvida baseia-se numa estratégia metodológica qualitativa, dado
centrar-se nos factores motivacionais e no percurso de formação e de trabalho ou emprego
vivido pelos sujeitos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista por
questionário, aplicada via internet e composta por questões semiabertas. A elaboração
deste trabalho permitiu sistematizar resultados importantes: a análise dos dados recolhidos
aponta para o facto de que as competências proporcionadas pelo mestrado em Serviço
Social vão ao encontro das necessidades que este ciclo de estudos pretende colmatar a
nível de qualificação e entrada dos profissionais no mercado de trabalho.
A principal dificuldade em termos de inserção profissional dos jovens não se prende
com a transição da escola para o mundo de trabalho, mas com as condições impostas pelo
próprio mercado de trabalho, que bloqueiam o profissional em termos de progressão na
carreira e de estabilidade financeira, funcionando como factores condicionantes ao seu
acesso a uma inserção profissional plena, tanto em termos de direitos laborais como de
reconhecimento das suas qualificações no mercado de trabalho.
en
This study focuses on employability as a challenge for the young people who completed the
2
nd
. Cycle Training in Social Work in order to constitute an active part in the labor market.
The employability is portrayed as a complex and directly related to Higher Education,
promoter of key skills qualifications, which when developed will ensure full integration into the
labor market.
The research undertaken is based on a qualitative methodological strategy, given focus
on motivational factors and the course of training and work or employment experienced by
the subjects. The data collection instrument used was a questionnaire interview, applied via
internet and consists of semi-open questions. The preparation of this work allowed
systematize important results: the analysis of the collected data points to the fact that the
skills offered by the Masters in Social Work meet the needs that this course of study aims to
fill the entry level qualification and the professional market work.
The main difficulty in terms of integration of young people is not connected with the
transition from school to the world of work, but with the conditions imposed by the labor
market, which block the professional in terms of career and financial stability, functioning as
factors affecting their access to a full employability, both in terms of labor rights and
recognition of their qualifications in the labor market.