Teses e dissertações

Mestrado
Serviço Social
Título

A inserção profissional dos diplomados do 2º ciclo em serviço social

Autor
Tavares, Susana Isabel
Resumo
pt
Este estudo centra-se na inserção profissional como desafio que se coloca aos jovens que concluíram o 2º. Ciclo de formação em Serviço Social no mercado de trabalho. A inserção profissional é retratada como um processo complexo e directamente relacionada com o Ensino Superior, promotor de qualificações e competências-chave, que quando desenvolvidas poderão garantir uma plena integração no mercado de trabalho. A investigação desenvolvida baseia-se numa estratégia metodológica qualitativa, dado centrar-se nos factores motivacionais e no percurso de formação e de trabalho ou emprego vivido pelos sujeitos. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista por questionário, aplicada via internet e composta por questões semiabertas. A elaboração deste trabalho permitiu sistematizar resultados importantes: a análise dos dados recolhidos aponta para o facto de que as competências proporcionadas pelo mestrado em Serviço Social vão ao encontro das necessidades que este ciclo de estudos pretende colmatar a nível de qualificação e entrada dos profissionais no mercado de trabalho. A principal dificuldade em termos de inserção profissional dos jovens não se prende com a transição da escola para o mundo de trabalho, mas com as condições impostas pelo próprio mercado de trabalho, que bloqueiam o profissional em termos de progressão na carreira e de estabilidade financeira, funcionando como factores condicionantes ao seu acesso a uma inserção profissional plena, tanto em termos de direitos laborais como de reconhecimento das suas qualificações no mercado de trabalho.
en
This study focuses on employability as a challenge for the young people who completed the 2 nd . Cycle Training in Social Work in order to constitute an active part in the labor market. The employability is portrayed as a complex and directly related to Higher Education, promoter of key skills qualifications, which when developed will ensure full integration into the labor market. The research undertaken is based on a qualitative methodological strategy, given focus on motivational factors and the course of training and work or employment experienced by the subjects. The data collection instrument used was a questionnaire interview, applied via internet and consists of semi-open questions. The preparation of this work allowed systematize important results: the analysis of the collected data points to the fact that the skills offered by the Masters in Social Work meet the needs that this course of study aims to fill the entry level qualification and the professional market work. The main difficulty in terms of integration of young people is not connected with the transition from school to the world of work, but with the conditions imposed by the labor market, which block the professional in terms of career and financial stability, functioning as factors affecting their access to a full employability, both in terms of labor rights and recognition of their qualifications in the labor market.

Data

22-mai-2013

Palavras-chave

Mercado de trabalho
Labor market
Inserção profissional
Professional integration
Competências -- Skills
Qualificação profissional -- Professional qualification
Serviço social -- Social work

Acesso

Acesso livre

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