Título
PME : a avaliação de desempenho
Autor
Silva, Telma Sílvia Cabral da
Resumo
pt
O presente projecto de mestrado tem como objectivo desenvolver um sistema de avaliação de desempenho para uma organização que actua no mercado do retalho. O sistema de avaliação de desempenho desenvolvido contempla duas metodologias de avaliação, nomeadamente, a gestão de desempenho por objectivos e a gestão de desempenho por competências. Desta feita, é realizada uma revisão de literatura, acerca da gestão de competências, da gestão por objectivos, bem como da gestão estratégica das organizações.
Após a indagação teórica relativa à gestão de desempenho, enquadra-se a organização e a sua cultura, iniciando-se a concepção do sistema de avaliação de desempenho como projecto-piloto apenas para os pontos de vendas.
A concepção do presente sistema de avaliação de desempenho, teve como base inicial o desenvolvimento de duas metodologias, como tais, a descrição e análise de funções e a definição de perfis de competências. Através destas metodologias foi possível percepcionarmos e delinearmos as principais tarefas, responsabilidades e exigências de cada uma das funções que operam nos pontos de vendas.
Neste sentido, o sistema de avaliação de desempenho é composto por uma avaliação de objectivos e de competências alinhadas com as descrições de funções e, por sua vez, com a estratégia da organização. Considerou-se fundamental descrever as competências, pelo que se concebeu um descritivo das mesmas. O seu principal objectivo será clarificar os avaliadores e avaliados relativamente a cada uma das competências. Por outro lado, concebeu-se um manual do avaliador que tem como objectivo clarificar e responder a todas as dúvidas que um avaliador possa formular.
en
This master's project aims to develop a system of performance evaluation for an organization that core business is retail. The performance appraisal system developed includes two valuation methodologies, including performance management by objectives and skills. Therefore a review of literature about the management skills, objectives and the strategic management.
After the theoretical question about the performance appraisal fits into the organization and its culture, beginning in designing the system of performance evaluation as a pilot project only to the shops.
The design of this system of performance evaluation was based on the initial development of two methodologies, such as the description and function analysis and profiling skills. Through these methods were unable to perceive and design the major duties and requirements of each of the functions that operate at points of sales.
Therefore, the system performance evaluation consists of an evaluation of objectives and competencies aligned with job descriptions, and in turn with the strategy of the organization. It was considered essential to describe the skills, so it designed a catalog of skills. Its main objective will be clarifying the evaluators and evaluated on each of the skills. On the other hand, has designed a manual to the evaluator that aims to clarify and answer any questions that an evaluator can make.