Título
Turismo criativo: Uma abordagem ao caso Português
Autor
Matias, Pedro Miguel dos Reis
Resumo
pt
Tem havido um crescente reconhecimento do papel da criatividade no
desenvolvimento dos territórios e na atratividade dos destinos turísticos, como forma
de evitar a sua erosão e/ou massificação.
Embora a delimitação do que seja economia criativa, indústrias criativas ou cidades
criativas, sejam objeto de debate e controvérsia, o posicionamento do turismo marca a
diferença. Efetivamente, este setor surge como um objetivo económico, social,
cultural e de desenvolvimento pessoal, sendo um output da criatividade e uma forma
de potenciar as vantagens competitivas dos destinos.
Depois de abordarmos diversos autores, chegámos a uma síntese de como é
atualmente encarado o turismo criativo: tendo como núcleo central as cidades e o
produto cultural e paisagístico, o turismo criativo resultará, na nossa ótica, da
convergência de três aspetos que se vivenciam num destino: a experiência, a relação e
a co-criação.
A partir deste ponto, identificámos alguns fatores que concretizam estes aspetos, e
que indiciam o impacto da criatividade no turismo. Esses fatores são depois
relacionados com o Plano Estratégico Nacional do Turismo e com um projeto
desenvolvido pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de apresentar algum do
potencial turístico da criatividade no nosso país, o Guia Portugal Contemporâneo.
en
There has been an increasing recognition of the role of creativity in the development
of the territories and the attractiveness of tourist destinations as a way to avoid it`s
erosion and /or massification.
Although the delineation of what is creative economy, creative industries and creative
cities, are the subject of intense debate and controversy, the position of tourism makes
a difference. Effectively, this sector appears as an economic, social, cultural and
personal development objective, being an output of creativity and a way to potentiate
the competitive advantages of destinations.
After addressing various authors, we have reached a synthesis what is currently
regarded as creative tourism: having as core cities and the cultural product, creative
tourism will result, in our view of the convergence of three aspects that tourists
experience with and in a destination : experience, relation/conection and co-creation.
From this point, we have identified some factors that embody these aspects, and point
to the impact of creativity in tourism. These factors are then related to the National
Strategic Plan for Tourism and with a project developed by Turismo de Portugal, with
the aim of presenting some of the touristic potential of creativity in our country,
Portugal Contemporary Guide.