Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais
Título

E.SU: Sistema Electrónico de Interactividade Turístico-Cultural do Sul, Lda.: Plano de negócios (early stage plan)

Autor
Prata, Tiago J.
Resumo
pt
As dinâmicas da sociedade da informação/economia da experiência potenciaram alterações nos comportamentos dos consumidores, originando novas necessidades de consumo, no âmbito da co-criação de valor em experiências turístico-culturais. Neste projecto de tese elabora-se uma avaliação de modelo de negócio, concretizada no desenvolvimento do plano de negócios do projecto E.SU, uma plataforma digital promotora de serviços de personalização de experiências turístico-culturais autênticas (actividades de turismo criativo/nicho), via interface web e mobile. A proposta é inovadora em três vertentes: pela criação de uma sub-categoria de mercado; ao responder a uma necessidade do consumidor não satisfeita pelo mercado; e ao desenvolver processos inovadores de cooperação entre agentes locais, potenciando a competitividade de um cluster à escala global. O plano de negócios é integrado numa metodologia de investigação-acção, com uso de técnicas qualitativas de investigação SSM, para a identificação da situação problemática/oportunidade de negócio, e determinação da viabilidade conceptual, técnica e financeira do respectivo modelo de negócio. A estratégia de desenvolvimento supõe a implementação da start-up no cluster turístico do Algarve, cuja análise de mercado se considerou, dando-se relevância à definição de objectivos e estratégia de implementação, com ênfase na prospecção de parcerias, concepção social do marketing-mix e segmentação de mercados-alvo. A análise financeira do negócio perspectiva um crescimento das vendas positivo, com necessidades de financiamento baixas, e uma estrutura de custos fixos leve. As conclusões da análise financeira apontam para uma rentabilidade com um VAL de 38.303€, uma TIR de 88,89%, e um Payback period de 02 anos.
en
The contemporary dynamics of the information society and the experience economy have propelled changes in consumer behaviour and allowed new consumption needs, regarding value co-creation in creative tourism experiences. In this thesis, a business model evaluation was performed, realized in the business plan of E.SU project, a digital platform for the promotion of personal customization of authentic touristic experiences (creative and niche activities), via web and mobile interface. The proposition innovates in three aspects: creating a market subcategory; responding to consumer needs not addressed by the market; and developing an innovative process of cooperation between local agents, promoting competitiveness of a cluster at a global scale. The business plan is bodied by an investigation-action methodology, which uses SSM investigation qualitative instruments, for the identification of problematic situation/business opportunity, and determining the conceptual, technical and financial viability of the business model. The strategy developing assumes the start-up implementation on Algarve’s touristic cluster, of which a market analysis has been made, with relevance being given to the setting of implementation objectives and strategy, and with emphasis on the prospection of partnerships, social conception of the marketing-mix e market segmentation. The financial analysis of the business presumes a positive sales growth, low investment needs, and a light fixed cost structure. The financial analysis conclusions point towards a revenue with a net present value (NPV) of 38.303€, an internal rate of return (IRR) of 88,89% and a 02 year payback period.

Data

27-jun-2013

Palavras-chave

Turismo criativo
Creative tourism
Economia da experiência
Experience economy
Tecnologia da informação -- Information technology
Inovação -- Innovation

Acesso

Acesso livre

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