Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Caso pedagógico Derovo: Estratégia de marketing e inovação

Autor
Neves, Ândrea Carina Santos
Resumo
pt
Face à importância do Marketing e da Inovação para a construção da competitividade das empresas numa esfera económica global e sendo a maior parte das empresas em Portugal PME’s 1 , cujas maiores necessidades de formação passam exactamente por estas actividades 2 pareceu-me de todo o sentido observar as temáticas do Marketing e da Inovação, dando particular relevo a uma PME da zona centro do país que surge como modelo nestas questões. Segundo um inquérito 2 realizado às empresas da Região Centro no que se refere a Marketing e Inovação, quase 70% constatava necessidades de formação na vertente de marketing comercial e mais de dois terços das empresas afirmavam não realizar quaisquer actividades de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). A Derovo surge assim como uma empresa em contraste com o meio onde labora demonstrando que as PME’s, nomeadamente aquelas localizadas fora de grandes centros, podem ser competitivas à escala global. Na primeira parte será apresentado um esboço dos capítulos essenciais de um planeamento de Marketing, e numa segunda parte serão apresentadas questões relativas à temática da Inovação. Em ambas as partes será requerido aos alunos/formandos a realização de algumas tarefas que lhes permitirão consolidar o conhecimento das temáticas apresentadas. Este trabalho pretende ser, ao nível da gestão, um contributo válido na sistematização do processo de elaboração de um plano de marketing e da gestão da inovação, para a pedagogia, um instrumento de ensino eficaz nesta temática.
en
Given the importance of Marketing and Innovation to build the competitiveness of SMEs in the economic global sphere and being most of entities in Portugal SMEs, whose main training needs are precisely in these areas, seemed to me a good idea to observe the Marketing and Innovation themes, with particular emphasis on a SME’s in the central region of the country, which emerges as a model in these matters. According to a recent survey to businesses in the Central Region of Portugal, referring to Marketing and Innovation, almost 70% noted training needs in commercial marketing and more than two thirds of companies said not to undertake any activities of RDI (Research, Development and Innovation). Derovo emerges therefore as a company in contrast to the environment where it is located and shows that SMEs, particularly those located outside of major centers, can be globally competitive. In the first part, will be presented an outline of the key chapters of marketing planning and in the second part will be presented issues relating to Innovation. In both parts students/trainees will be required to perform some tasks that will allow them to consolidate their knowledge of the presented topics. At management level, this work intends to be a valuable contribution in systematizing the process of developing a marketing plan and of innovation management. At pedagogy level this work aims to be an effective teaching tool for this topic.

Data

05-mar-2013

Palavras-chave

Strategy
Inovação
Innovation
Marketing
Estratégias
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises

Acesso

Acesso livre

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