Título
Caso pedagógico Derovo: Estratégia de marketing e inovação
Autor
Neves, Ândrea Carina Santos
Resumo
pt
Face à importância do Marketing e da Inovação para a construção da competitividade
das empresas numa esfera económica global e sendo a maior parte das empresas em
Portugal PME’s
1
, cujas maiores necessidades de formação passam exactamente por
estas actividades
2
pareceu-me de todo o sentido observar as temáticas do Marketing e
da Inovação, dando particular relevo a uma PME da zona centro do país que surge
como modelo nestas questões.
Segundo um inquérito
2
realizado às empresas da Região Centro no que se refere a
Marketing e Inovação, quase 70% constatava necessidades de formação na vertente
de marketing comercial e mais de dois terços das empresas afirmavam não realizar
quaisquer actividades de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). A Derovo
surge assim como uma empresa em contraste com o meio onde labora demonstrando
que as PME’s, nomeadamente aquelas localizadas fora de grandes centros, podem ser
competitivas à escala global.
Na primeira parte será apresentado um esboço dos capítulos essenciais de um
planeamento de Marketing, e numa segunda parte serão apresentadas questões
relativas à temática da Inovação. Em ambas as partes será requerido aos
alunos/formandos a realização de algumas tarefas que lhes permitirão consolidar o
conhecimento das temáticas apresentadas.
Este trabalho pretende ser, ao nível da gestão, um contributo válido na sistematização
do processo de elaboração de um plano de marketing e da gestão da inovação, para a
pedagogia, um instrumento de ensino eficaz nesta temática.
en
Given the importance of Marketing and Innovation to build the competitiveness of
SMEs in the economic global sphere and being most of entities in Portugal SMEs,
whose main training needs are precisely in these areas, seemed to me a good idea to
observe the Marketing and Innovation themes, with particular emphasis on a SME’s
in the central region of the country, which emerges as a model in these matters.
According to a recent survey to businesses in the Central Region of Portugal,
referring to Marketing and Innovation, almost 70% noted training needs in
commercial marketing and more than two thirds of companies said not to undertake
any activities of RDI (Research, Development and Innovation). Derovo emerges
therefore as a company in contrast to the environment where it is located and shows
that SMEs, particularly those located outside of major centers, can be globally
competitive.
In the first part, will be presented an outline of the key chapters of marketing planning
and in the second part will be presented issues relating to Innovation. In both parts
students/trainees will be required to perform some tasks that will allow them to
consolidate their knowledge of the presented topics.
At management level, this work intends to be a valuable contribution in systematizing
the process of developing a marketing plan and of innovation management. At
pedagogy level this work aims to be an effective teaching tool for this topic.