Título
The impact of source credibility on consumers' responses to corporate social responsibility initiatives
Autor
Pinto, Diana Maciel Casanova
Resumo
pt
A responsabilidade social das empresas (RSE) tem vindo a ganhar importância no
mundo, não só por razões negativas (quando existem atos de irresponsabilidade social)
mas também existindo a expectativa positiva de que as empresas partilhem com a
sociedade a riqueza que geram através da sua atividade. Não são só os consumidores
que valorizam as iniciativas que as empresas desenvolvem nesta área, mas também os
restantes stakeholders.
A maioria dos estudos realizados no âmbito do comportamento do consumidor foca-se
no conhecimento que os consumidores adquirem por diversas vias, mas não no impacto
que a credibilidade das fontes de comunicação pode ter nas suas reações. Neste sentido,
o presente estudo, procura adicionar mais um importante fator no que toca a prever as
respostas do consumidor às iniciativas de responsabilidade social – credibilidade da
fonte de informação. Para além disso, também procuramos fazer uma primeira
abordagem de análise das diferenças entre os consumidores atendendo aos seus traços
de personalidade e não apenas às suas características demográficas.
Os resultados dos estudos experimentais desenvolvidos permitem-nos concluir que a
credibilidade da fonte tem um impacto significativo nas respostas dos consumidores às
iniciativas de responsabilidade social. Para além disso, verificámos que os
consumidores valorizam a SER e esta afeta as suas intenções de compra. No que toca
aos traços de personalidade, não foram encontradas diferenças significativas.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) has become more important in the world, not
only for negative reasons (i.e. when there are irresponsible behaviours) but also for the
existence of expectations towards the companies that share some of the value they
create through their activities with the society. It is not only consumers who value the
initiatives companies develop in this area, but also all the other stakeholders.
The majority of studies being developed in terms ofconsumer behaviour focus on the
knowledge and information consumers gather about companies’ activities through
different sources. However, they do not take into account the impact of source
credibility on consumers’ responses to CSR. Therefore, the present study intends to add
another important factor when we are trying to predict consumers’ responses to CSR –
source credibility. Furthermore, we also intend to use personality traits to analyse
consumers’ differences, and not only demographic characteristics, as it is used by most
researchers.
The findings of the experiments developed allow us to conclude that source credibility
has a significant impact in consumers’ responses to CSR initiatives. Besides that, we
were also able to verify that consumers’ value CSR and it affects their purchase
intentions. Regarding personality traits, we were not able to find any significant
differences.