Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Estratégia empresarial da Critical Software

Autor
Sousa, Inês Pais de
Resumo
pt
A tese de mestrado, que se apresenta, consiste num caso de estudo sobre a Critical Software, na vertente da sua Estratégia Empresarial, e tem como objectivo percepcionar quais os aspectos determinantes de uma estratégia capazes de conduzir ao sucesso de uma empresa. Com a resolução do presente caso é ainda possível percepcionar a importância da conquista de uma vantagem competitiva e da definição de um claro posicionamento no mercado. Com base numa revisão da literatura, é estabelecido um guia estratégico, composto por quatro etapas fundamentais, para a definição de uma estratégia de sucesso. Estas etapas devem ser seguidas na resolução do caso e são: análise da envolvente externa; análise interna; formulação da estratégia e implementação da mesma. De seguida, é feita uma breve exposição das principais ferramentas a utilizar, ao longo do caso, para efectuar as análises, externa e interna, bem como, dos principais caminhos que podem ser adoptados em termos de implementação de uma estratégia. Da resolução do presente caso pode concluir-se que a estratégia genérica da Critical Software, S.A. deve continuar a assentar em diferenciação e a sua estratégia direccional deve ser de crescimento, através da subida na cadeia de valor, assente na melhoria da qualidade do serviço. Já a estratégia genérica do Grupo Critical poderá passar por uma estratégia híbrida, alicerçada quer em diferenciação, quer em baixo custo, consoante a spin-off em causa. A sua estratégia direccional também deve ser de crescimento, nomeadamente, geográfico e de criação de novos produtos em novos sectores-
en
The master’s thesis that is presented is a case study of Critical Software, regarding Business Strategy of the company, and it aims to perceive what the key aspects of a strategy that can make a company achieve the success are. With the resolution of the case it is possible to perceive the importance of gaining a competitive advantage and the importance of defining a clear position on the market. Based on a review of the literature, a strategic guide is established and it consists in four fundamental steps for defining a successful strategy. These steps should be followed in the resolution of this case and they are: analysis of the external environment, internal analysis, strategy formulation and strategy implementation. Then a brief exposition of the main tools, which should be used in the case, is made, to carry out the internal and external analysis, as well as the definition of the main paths that can be adopted in terms of implementing a strategy. After the resolution of this case, it can be concluded that the generic strategy of the Critical Software, S.A. should continue to be based on differentiation and its directional strategy should be based on growth through the increase in the value chain based on improving the quality of service. The generic strategy of the Critical Group can pass through a hybrid strategy, based on either differentiation or on low cost, depending on the spin-off in question. The directional strategy of the Group should also be based on growth, but it includes geographical growth and generation of new products in new sectors.

Data

21-fev-2012

Palavras-chave

Estratégia
Strategy
Empresarial
Vantagem
Competitiva
Diferenciação
Crescimento
Business
Competitive
Advantage
Differentiation
Growth

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo