Título
Throttleman: crescer de forma diferenciadora
Autor
Sousa, Maria Leonor de Oliveira e
Resumo
pt
Este projecto tem como finalidade a elaboração de um caso pedagógico na área da indústria
do vestuário, focando-se numa estratégia de crescimento diferenciadora utilizando a inovação
tecnológica, através da tecnologia RFID – Rádio Frequency Identification – quer na
componente logística, quer nos pontos de venda da empresa, de forma a melhorar a
experiência de compra dos clientes da Throttleman.
Pela análise dos dados e informações disponibilizados pela empresa, relativos ao período a
que o caso reporta (2007 – 2008), verifica-se que a Throttleman encontrava-se a crescer,
contudo enfrentava problemas a nível da sua logística (armazém lotado) e dos pontos de
venda (falhas de stock), o que se reflectia num deficiente serviço ao cliente, com repercussões
graves ao nível de fidelização dos seus clientes, num mercado altamente competitivo.
O estudo do caso Throttleman, permitirá aos alunos das áreas de gestão e marketing
aperceberem-se da importância que esta tecnologia pode ter como factor integrador nas
diferentes áreas das empresas, como a logística, os pontos de venda, o marketing e a
fidelização de clientes.
en
The objective of this project is to put together a case study in the clothing industry sector. The
focus of this project is on the growth strategy by means of differentiation, using Radio
Frequency Identification Technology - RFID - to support Throttleman's logistics process, as
well as its points of sales, aimed at improving the shopping experience of company's
customers.
The company's data for the period under analysis (2007 - 2008) indicate that it has been
experiencing growth. However, it has been facing logistical issues (warehouse at full
capacity), as well at its points of sales (stockouts). These issues have impacted in terms of
poor customer service, with negative consequences regarding customer loyalty in the context
of a highly competitive market.
The Throttleman case study will enable management and marketing students to understand
the importance of the above mentioned technology's role in integrating the various
components of the business, namely logistics, points of sales, marketing and customer loyalty.