Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

O impacto dos cursos de educação e formação, na vida dos jovens: Percursos e expectativas

Autor
Fortunato, Maria Hermínia Diogo da Palma Rodrigues
Resumo
pt
No âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, a presente dissertação é a conclusão de um trabalho de investigação realizado numa escola do concelho de Loures, em Camarate – a Escola Mário Sá Carneiro - com o intuito de analisar o impacto que um Curso de Educação e Formação (CEF) teve na vida das jovens que o terminaram. A pesquisa foi conduzida no sentido de entender o que levou estas jovens a frequentarem um curso desta natureza e de que modo a escola influenciou todo este processo, bem como decorreu o seu percurso de transição para o mundo de trabalho e quais as suas expectativas face ao futuro. Para tal, procedeu-se a uma análise dos processos individuais dos alunos e de toda a documentação inerente ao curso; nomeadamente ao projecto curricular de turma; ao Projecto Educativo do Agrupamento e a documentos do Ministério da Educação, entre outros. Sendo que para uma melhor compreensão dos factos e aferição dos dados apurados foi imprescindível recorrer a conversas informais e entrevistas com professores, dos quais destacamos o professor coordenador e implementador dos CEF no agrupamento. Na fase final, buscou-se aprofundar os percursos de quatro jovens, através da entrevista biográfica. Pretende-se portanto que as conclusões apuradas possam ser elucidativas do impacto que os cursos CEF têm na vida dos jovens em especial e na comunidade em geral.
en
In the context of the Master's degree in Education and Society, the present dissertation is the conclusion of a work of research carried out in a school, at Camarate, Loures – the School Mário Sá Carneiro - with the intention of analysing the impact of an Education and Training Course in the life of those young people who accomplished it. The inquiry was guided in order to understand why these young persons attended a course of this nature and also which school processes influenced them, as well the transition process from learning to labour life and their expectations towards the future. In this way we analysed the official documentation of the pupils and of the whole documentation related to the course; namely, the curricular project of group, the School Educative Project and to legislation from the Ministry of Education, among others. In order to develop a better understanding of the facts and gauging of the refined data, it was essential to proceed to informal conversations and interviews with teachers, of whom we emphasize the coordinating teacher as the senior mentor on this group of Schools. During the last stage, the pathway of 4 ex-students was explored, through the biographical interview. Therefore, I expect that the main conclusions should be clear of the impact that the courses had in the young people’s life, in particular, and in the community, in general.

Data

19-ago-2013

Palavras-chave

Juventude
Youth
Escola
School
História de vida
Inserção profissional
Professional insertion
Life Histories
Cursos de educação formação
Education and training courses

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo