Título
O impacto dos cursos de educação e formação, na vida dos jovens: Percursos e expectativas
Autor
Fortunato, Maria Hermínia Diogo da Palma Rodrigues
Resumo
pt
No âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, a presente dissertação é a conclusão
de um trabalho de investigação realizado numa escola do concelho de Loures, em Camarate – a
Escola Mário Sá Carneiro - com o intuito de analisar o impacto que um Curso de Educação e
Formação (CEF) teve na vida das jovens que o terminaram.
A pesquisa foi conduzida no sentido de entender o que levou estas jovens a frequentarem
um curso desta natureza e de que modo a escola influenciou todo este processo, bem como
decorreu o seu percurso de transição para o mundo de trabalho e quais as suas expectativas face ao
futuro.
Para tal, procedeu-se a uma análise dos processos individuais dos alunos e de toda a
documentação inerente ao curso; nomeadamente ao projecto curricular de turma; ao Projecto
Educativo do Agrupamento e a documentos do Ministério da Educação, entre outros. Sendo que
para uma melhor compreensão dos factos e aferição dos dados apurados foi imprescindível
recorrer a conversas informais e entrevistas com professores, dos quais destacamos o professor
coordenador e implementador dos CEF no agrupamento. Na fase final, buscou-se aprofundar os
percursos de quatro jovens, através da entrevista biográfica.
Pretende-se portanto que as conclusões apuradas possam ser elucidativas do impacto que
os cursos CEF têm na vida dos jovens em especial e na comunidade em geral.
en
In the context of the Master's degree in Education and Society, the present dissertation is
the conclusion of a work of research carried out in a school, at Camarate, Loures – the School
Mário Sá Carneiro - with the intention of analysing the impact of an Education and Training
Course in the life of those young people who accomplished it.
The inquiry was guided in order to understand why these young persons attended a course
of this nature and also which school processes influenced them, as well the transition process from
learning to labour life and their expectations towards the future.
In this way we analysed the official documentation of the pupils and of the whole
documentation related to the course; namely, the curricular project of group, the School Educative
Project and to legislation from the Ministry of Education, among others. In order to develop a
better understanding of the facts and gauging of the refined data, it was essential to proceed to
informal conversations and interviews with teachers, of whom we emphasize the coordinating
teacher as the senior mentor on this group of Schools. During the last stage, the pathway of 4 ex-students was explored, through the biographical interview.
Therefore, I expect that the main conclusions should be clear of the impact that the
courses had in the young people’s life, in particular, and in the community, in general.