Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Avaliação de desempenho no sector dos transportes públicos

Autor
Diogo, Ana Rita Figueiredo
Resumo
pt
O presente estudo tem como objectivo descrever e analisar o sistema de avaliação de desempenho da CARRIS e do Metropolitano de Lisboa, de forma a desenvolver um sistema que conjugue os aspectos positivos de cada um, passível de aplicar aquando da fusão das duas organizações prevista no Plano Estratégico dos Transportes. Para este efeito, após uma abordagem teórica em torno da avaliação de desempenho, e perante uma estratégia de investigação por estudo de caso, realizou-se uma análise documental de vários documentos organizacionais e entrevistas aos responsáveis pela avaliação de desempenho, de modo a compreender o processo e as particularidades de cada organização. Perante a análise dos dados recolhidos foi possível caracterizar, analisar e comparar os sistemas de avaliação de desempenho de cada organização, aferindo aspectos positivos e limitações de cada um. De entre os principais resultados, constatou-se que a CARRIS pratica uma avaliação por competências e objectivos numa lógica de adequação à função, ao passo que o Metropolitano de Lisboa avalia o desempenho dos colaboradores mediante factores generalistas consoante a categoria de chefia ou não chefia. Após a análise dos sistemas foi desenvolvido um sistema de avaliação, que teve por base os aspectos positivos identificados, tornando, ainda, possível constatar algumas recomendações de acompanhamento que poderão contribuir para incrementar a sua eficácia. Com este estudo foi possível compreender como as duas organizações com sistemas de avaliação de desempenho distintos poderão conciliá-los no sentido de avaliar e gerir o desempenho dos seus colaboradores, numa óptica de desenvolvimento individual articulado com o desenvolvimento da organização.
en
This study aims to describe and analyze CARRIS and Metropolitano de Lisboa’s performance appraisal systems, in order to develop a system combining the positive aspects of each to potentially apply in the merger of both organizations foreseen in the Transport Strategic’s Plan. For this purpose, after a theoretical approach on performance appraisal and using case study as a research method, a document analysis of several organizational documents was made along with interviews to the individuals in charge of the performance appraisal process, in order to understand it and the particularities of each organization. Through the analysis of the collected data it was possible to characterize, analyze and compare the performance appraisal systems of each organization, assessing strengths and limitations of each. Among the main results, it was found that CARRIS’s performance appraisal is based on competencies and objectives appropriate for the job, while Metropolitano de Lisboa appraises its employees’ performance on general performance factors, depending on the employees’ category. After the systems analysis a performance appraisal system was developed based on the identified positive aspects, making it possible to observe some recommendations that may help to increase its effectiveness. With this investigation it was possible to understand how both organizations, with distinct performance appraisal systems, can consolidate them in order to appraise and manage its employees’ performance linking individual development to organizational development.

Data

08-ago-2013

Palavras-chave

Competências
Avaliação de desempenho
Competencies
Objectives
Performance appraisal
Objectivos
Sector dos transportes públicos
Public transport sector

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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