Título
Gestão estratégica: um caso de sucesso na indústria química
Autor
Prata, Vânia Rute Ferreira
Resumo
pt
Esta tese teve como objectivo o estudo da gestão estratégica, que nos dias de hoje é
essencial para o sucesso de qualquer organização. Como tal, foi importante estudar todas as
componentes deste tipo de gestão.
Começou-se então por desenvolver os conceitos de gestão e estratégia. Conceitos estes
importantes para se compreender toda a construção e implementação de uma gestão
estratégica eficaz.
É nesta altura que introduziremos o conceito de gestão estratégica. Falaremos do que é
a gestão estratégica, o que é o pensamento e o planeamento estratégico, bases deste tipo de
gestão. É nesta altura também que apontamos algumas diferenças e semelhanças entre
gestão, estratégia e gestão estratégica.
Especificamente estudou-se a visão, a missão e os objectivos, sendo este últimos os
mais desenvolvidos. O que são, os aspectos benéficos que trazem, a dificuldade na sua
definição, como implementá-los e como avaliá-los. Todos estes aspectos são essenciais no
processo de gestão por objectivos, processo base da avaliação de desempenho também
estudado nesta tese. Este sistema de avaliação é um elemento importante de informação e
controlo nas organizações. É a sua componente de informação que o torna tão importante.
Por fim, consideramos interessante fazer uma avaliação de uma empresa real, de
sucesso, instalada no mercado português. É com esta ideia que fazemos uma análise
estratégica da empresa Matexplás, tendo como base os seus pontos fracos e fortes, as
ameaças e oportunidades, a missão e os objectivos, e os aspectos de sucesso para que, no
fim, possamos propor algumas medidas de melhoramento.
en
This Project had as objective the study of Strategic Management, which nowadays is
essential for the success of any organization. Hence, it was important to go through all the
previous steps of this kind of management.
We started by developing the concepts of management and strategy. These are
important concepts to understand all the construction and implementation of an effective
strategic management.
This is the time when we introduce the concept of strategic management. We will talk
about what strategic management is, what strategic thinking and planning are, basis of this
kind of management. It is also here that we point out some differences and similarities
between management, strategy and strategic management.
Specifically, vision, mission and objectives were studied, being this last one the most
developed. What they are, the benefits that they bring, the difficulty in their definition, how
to implement and how to appraise them. All these aspects are essentials in the process of
management by objectives, base process of performance appraisal, also developed here.
This system is an important information provider and source of control in organizations.
It’s its information component that makes it important.
In the end, we thought interesting to make an evaluation of a real successful company in
Portugal. With this idea in mind we made a strategic analysis to Matexplás, having as basis
its weak and strong points, its threats and opportunities, its mission and objectives, and the aspects of success so that, in the end, we can propose some measurements of improvement.