Título
A emoção na estratégia da administração pública
Autor
Silva, Marcelo de Carvalho
Resumo
pt
O presente trabalho constitui-se de dissertação, para concessão de título em Mestrado
Acadêmico, stricto sensu, do Curso de Mestrado em Administração Pública do Instituto
Universitário de Lisboa (ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) -
IUL – Instituto Universitário de Lisboa, com sede em Portugal, nas áreas de ciência política e
políticas públicas.
O tema escolhido aborda a Emoção na Estratégia da Administração Pública. Explorar
a emoção na gestão é motivador para compreender melhor as dimensões que atuam na
decisão. É realizado estudo de caso junto a instituições públicas, mediante análises
quantitativas, para análise da razão e da emoção na estratégia da instituição pública e
apresentada a inteligência advinda do diagnóstico. O objetivo geral da dissertação é abordar a
participação da emoção na estratégia da administração pública.
O Capítulo 1 é um recorte analítico, onde são apresentados os aspectos sobre o Estado,
no que se refere a manifestação na administração pública, tendo os conceitos pertinentes à luz
das mudanças, considerando desafios e necessidades da política pública.
O Capítulo 2 traz a emoção para discussão sob a abordagem do Estado, Governo e da
Administração Pública, seja devido à natureza, às dimensões, aos atores e sujeitos envolvidos
e aos objetivos. Considera que os instrumentos utilizados na gestão podem não atender o que
se espera deles para obtenção dos resultados complexos da administração pública.
O Capítulo 3 apresenta os resultados e a discussão.
Na conclusão são apresentadas as inteligências, abordando aspectos dos servidores
públicos, quanto à participação no planejamento, credibilidade do planejamento, importância
e uso da razão e da emoção no planejamento, conhecimento e participação em treinamento
sobre razão e emoção, presença de fatores emocionais e racionais no planejamento, sugestão
de inclusão dos fatores emocionais e racionais no treinamento, participação da razão e da
emoção na decisão própria e dos outros atores, prioridade para a razão e emoção nas
sugestões e objeto ou conteúdo das mesmas e impacto do gênero e da faixa etária nos
resultados obtidos.
en
This work consists of dissertation for granting title in Academic Master, stricto sensu, the
Masters Course in Public Administration from the University Institute of Lisbon (ISCTE –
High Institute of Labour and Company) - IUL - University Institute of Lisbon, Portugalbased,
in political science and public policy.
The theme addresses the emotion in the Strategy for Public Administration. Explore
the emotion is motivating management to better understand the dimensions that act on the
decision. Case study is conducted with public institutions, through quantitative analyzes, for
analysis of reason and emotion in the strategy of public institution and presented intelligence
stemming from the diagnosis. The overall aim of the dissertation is to address the
involvement of emotion in public administration strategy.
Chapter 1 is an analytical approach, where aspects are presented on the state, as
regards the manifestation in public administration, with the concepts relevant in light of the
changes, challenges and needs considering public policy.
Chapter 2 brings the emotion to a discussion on the approach of the State, Government
and Public Administration, is due to the character, dimensions, actors and subjects involved
and objectives. Considers that the instruments used to manage can not meet what is expected
of them to obtain the results of complex public administration.
Chapter 3 presents the results and discussion.
In conclusion intelligences are presented, addressing issues of public employees, the
participation in planning, planning credibility, importance and use of reason and emotion in
planning, knowledge and participation in training on reason and emotion, presence of
emotional and rational in planning, suggested inclusion of rational and emotional factors in
training, participation of reason and emotion in the decision itself and the other actors, priority
to reason and emotion in suggestions and object or content of suggestions and impact of
gender and age the results obtained.