Título
A importância da comunicação emocional na agressão
Autor
Geraldes, Henrique Manuel Luzia
Resumo
pt
Este estudo pretende perceber em que medida as pistas emocionais transmitidas pelos outros numa interação diádica afetam as emoções e o comportamento interpessoal. Nesse sentido considerou-se como objetivo principal, perceber em que medida é que as emoções expressas por um alvo afetam as respostas agressivas e as emoções sentidas pelo indivíduo, durante uma tarefa competitiva, em condições de provocação e não provocação. Foi ainda considerada a possível moderação do género e da psicopatia (Escala de Psicopatia de Levenson). Os participantes (N = 236) foram distribuídos aleatoriamente para uma das quatro condições de pistas emocionais mencionadas, enquanto realizam uma tarefa competitiva de tempo de resposta com um presumível adversário. O desenho 4 (Grupo experimental) X 2 (Provocação) X 2 (Sexo) X 2 (Psicopatia Primária) mostrou efeitos principais significativos da provocação, da psicopatia, do sexo, um efeito marginal do Grupo, e a interação entre Grupo e Psicopatia, destacando a importância das pistas diferenciadoras de emoções na comunicação social e relacionamento interpessoal. Os resultados foram analisados no âmbito de algumas abordagens teóricas principais (Modelo Geral de Agressão, de Anderson e Bushman, 2002; e teoria das Emoções como Informação Social, van Kleef, 2009).
en
This study aims to understand the extent to which emotional clues transmitted by the others in a dyadic interaction affect emotions and interpersonal behavior. In this sense, it was considered as main goal: to realize the extent to which the emotions expressed by a target affect aggressive responses and emotions experienced by the individual during a competitive task, in environments of provocation and no provocation. It was also considered the possible moderation of gender and psychopathy (Levenson's Psychopathy Scale). Participants (N = 236) were randomly assigned to one of four conditions of emotional cues mentioned, while performing a competitive response time task with a presumed opponent. Drawing 4 ( experimental group ) X 2 ( Teaser ) X 2 ( Gender ) X 2 ( Primary Psychopathy ) showed significant main effects of provocation, psychopathy, sex, a marginal effect of group and the interaction between group and Psychopathy, highlighting the importance of differentiating emotions clues in social communication and interpersonal relationships . The results were analyzed in the context of some major theoretical approaches (General Aggression Model, Anderson and Bushman, 2002 and Theory of Emotions as Social Information, van Kleef, 2009).